A promessa de que este seria o ano da escola Dolores Luzia dos Santos Krauss, feita pelo secretário de Educação Neivaldo da Silva no início deste ano foi cumprida. Depois de muitos anos de espera, a escola que atende quase 600 estudantes e está com sua estrutura bastante comprometida finalmente passará por amplas reformas.
A previsão é de que as obras iniciem na próxima segunda-feira, 13 de dezembro, e o prazo de conclusão dos serviços é de seis meses.
A obra, que tem o custo total de R$818,8 mil, terá duas partes. A primeira irá ampliar o prédio em 304,9 m², onde serão construídas uma sala de informática para 45 computadores, sala de recursos multifuncionais, biblioteca, sala para materiais desportivos, pátio e acesso às salas com circulação e rampa e sanitários para portadores de necessidades especiais.
Já a reforma e ampliação da parte já existente prevê melhorias nos banheiros, implantação de novos sanitários e cozinha na sala dos professores, ampliação da cozinha com acréscimo de área de lavação e integração com a despensa, implantação de auditório coberto com estrutura metálica, e melhorias na parte hidráulica e elétrica.
Segundo a diretora Maria Leonor Darós, com as ampliações a escola se tornará um pólo de inclusão. ?Iremos atender crianças com necessidades especiais dos bairros próximos da escola?, afirma a diretora que revela que a escola deverá aumentar o número de vagas para atender a demanda do bairro que está em desenvolvimento.
Daniela Odete de Oliveira, diretora adjunta da escola, revela que a empreiteira responsável pelos serviços vai aproveitar o período de férias escolares para dar inícios aos trabalhos. ?Estamos muito contentes pois finalmente vamos ver nossa escola melhor. Recebemos a promessa de que as reformas seriam feitas e ela foi cumprida, por isso estamos muito agradecidos?, expõe a educadora.
Para Itamar Alves Bruns, presidente da Associação de Pais e professores, a obra é a realização de um sonho de todos os pais da escola. ?Há seis anos estou na APP e há seis anos estamos lutando por estas melhorias na escola de nossos filhos.
Agora eles estudarão em uma escola melhor e nós ficaremos mais seguros, sabendo que a estrutura da escola está em boas condições?, comenta.
Recursos do OP vão garantir reformas também no ginásio
Além dos problemas na infraestrutura do prédio onde funcionam as salas de aula, a Escola Dolores Krauss também enfrenta dificuldades para a prática de esportes de seus alunos.
A quadra coberta, única obra realizada na escola nos últimos anos, não pode ser utilizada em dias de chuva pois é aberta nas laterais e quando chove acumula poças de água em seu interior e o terreno onde ela está construída não foi drenado, acumulando água ao seu redor e formando muita lama.
A quadra antiga da escola também não pode mais ser utilizada, pois durante as obras de construção da quadra coberta os caminhões passaram por cima e deixaram o local todo destruído. Sem estes espaços as crianças fazem educação física no pátio da escola e o barulho atrapalha as crianças que estão em sala de aula, que são prejudicadas no aprendizado.
Para solucionar este problema, pais e comunidade optaram por repassar recursos do Orçamento Participativo para a reforma da quadra coberta. ?Já garantimos alguns recursos e estamos otimistas, na expectativa de que, em breve, este problema da área esportiva de nossa escola também será solucionado?, almeja o representante dos pais, Itamar Alves Bruns.
Todos os problemas enfrentados há anos pela Escola Dolores Krauss foram noticiados pelo Jornal Cruzeiro em meados de março deste ano. Os problemas também foram alvo de reivindicações de alguns vereadores da cidade, que chegaram a realizar uma reunião na Câmara com membros da escola, pais, comunidade, vereadores e com o secretário da Educação, Neivaldo da Silva que nesta reunião prometeu que este seria o ano da Dolores Krauss.
edição 1253
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).