Na tarde desta segunda-feira, 2, o oficial de justiça José Alexandre Silveira, encaminhou à juíza Ana Paula Amaro da Silveira o relatório de uma vistoria realizada na ponte Hercílio Deeke. Segundo o documento, o oficial esteve no local na sexta-feira a tarde, no sábado pela manhã e na manhã desta segunda-feira, 2, e por diversas vezes encontrou o local sem a fiscalização determinada pela Justiça. A multa estipulada ao Município, caso não estivesse fiscalizando o local 24 horas por dia, é de R$10 mil por dia. O documento ainda está sob análise da Justiça.
Até quando será que eles vão aguentar?Dois pedaços de madeira e pronto. Está feito o reparo emergencial na Ponte Hercílio Deeke, que há mais de um ano ameaça cair e até o momento não recebeu nenhuma obra de recuperação.
Os novos pedaços de madeira foram colocados para sustentar a cabeceira que fica na margem esquerda na manhã da última sexta-feira, 29, quando a equipe da Diretoria de Trânsito, que fiscaliza o local desde que a Justiça mandou limitar a passagem de veículos pesados sobre a ponte, constatou que os antigos tocos haviam sido furtados.
O problema, segundo o secretário de Obras Soly Waltrick, não agrava a situação da ponte.
Apesar da situação precária em que se encontra a ponte Hercílio Deeke, a secretária de Planejamento Patrícia Scheidt explica que não há como o município fazer reparos emergenciais no acesso. ?O projeto para a recuperação da ponte está concluído e em análise no Ministério da Integração. O projeto foi protocolado em fevereiro de 2011 e há um convênio assinado com o Ministério que nos garante o repasse de R$2,5 milhões. Somado a este valor teremos a contrapartida da Prefeitura, que será de R$735 mil. Temos este recurso em caixa, porém, são necessários os R$2,5milhões do Ministério da Integração para iniciarmos as obras porque o reparo de recuperação compreende vários itens?, explica.
A juíza da primeira Vara da Comarca de Gaspar, Ana Paula Amaro da Silveira, que em novembro do ano passado interditou o acesso de veículos com mais de cinco toneladas sobre a ponte e ordenou que o Município fizesse fiscalização 24 horas por dia, não se manifestou sobre este novo problema apresentado na Hercílio Deeke na última sexta-feira. A juíza foi informada sobre os fatos através de uma ação civil pública, de autoria do advogado Aurélio Marcos de Souza, encaminhada ao juízo na tarde do dia 29.
O documento informa a juíza sobre o sumiço dos pedaços de madeira que davam sustentação à cabeceira e a colocação de novos tocos como solução do problema.
Denuncia ainda que não há fiscalização 24 horas por dia no local, conforme determinação judicial.
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Em março deste ano, nova reportagem mostrou a situação da cabeceira da ponte um ano após ela começar a ceder. Na época, a Administração Pública também esperava pela liberação dos recursos federais para executar os reparos necessários. |
A cabeceira ponte Hercílio Deeke, principal travessia sobre o rio Itajaí-Açu, voltou a ceder na madrugada desta sexta-feira, dia 29.
O calço de madeira que ficava sob a ponte caiu e deixou ainda mais à mostra a deficiência da estrutura. A Secretaria de Obras do Município esteve no local e recolocou o calço de madeira.
Porém, mesmo assim, a ponte continua balançando além do normal e chama a atenção de quem passa por ela.
A Diretoria de Trânsito continua monitorando o trânsito e nenhuma das pistas está interditada.
O advogado Aurélio Marcos de Souza encaminhou uma ação civil pública na tarde desta sexta-feira, 29,à Juíza Ana Paula Amaro da Silveira diante dos últimos acontecimentos que envolveram a Ponte Hercílio Deeke.
Veja o teor da ação:
AURÉLIO MARCOS DE SOUZA, brasileiro, divorciado, advogado regularmente inscrito junto a OAB/SC nº 18.263, residente e domiciliado nesta cidade, com endereço comercial a rua Dr. Nereu Ramos nº 301, Coloninha, Gaspar/SC, vem, perante Vossa Excelência, como interessado que é, apresentar e requer a juntada de documentos, em face do que segue:
Sinopse Fática:
Tomou-se conhecimento pela edição do Jornal Cruzeiro do Vale on line no dia 29/04/2011, que a Ponte Hercílio Deecke voltou a ceder durante a madrugada e causa preocupação, cuja chamada da matéria restou como ?PONTE HERCÍLIO DEEKE VOLTA A CEDER E CAUSA PREOCUPAÇÃO?.
Já na página da Rádio Sentinela do Vale junto à rede mundial de computadores a noticia de que a ponte teria cedido, durante a madrugada, assim restou anunciada ?HERCÍLIO DEECKE TEM O CALÇO DE MADEIRA FURTADO E PISTA INTERDITADA?.
Aproveita-se para juntar o acervo fotográfico constante nas matérias jornalísticas, onde se constata que o Secretário de Obras do Município de Gaspar, o engenheiro Solly Waltrick, para evitar que a ponte Hercílio Deecke parasse de ceder colocou 2(dois) pedaços de madeira em baixo da estrutura da ponte.
Após a colocação de 2 (dois) calços de madeira pelo Secretário de Obras do Município, a ponte Hercílio Deecke que se encontrava em meia pista, voltou a ser liberada para trafego normal de pedestres e veículos.
Excelência, mesmo não se possuindo o conhecimento técnico do Secretário de Obras do Município de Gaspar, que é engenheiro civil, temos que não serão 2 (dois) calços de madeira que suportaram ou manterão a Ponte Hercílio Deecke de pé.
Por fim também se faz mencionar que em alguns momentos do dia e da noite não a fiscalização na Ponte Hercílio Deecke, posto que muitas vezes as viaturas da Diretoria de Trânsito do Município de Gaspar ? Ditran, encontram-se paradas em frente ao Gascic e na cabeceira da ponte na margem esquerda do Rio Itajaí Açu, onde não se constata a presença de agentes dentro da viatura ou nas intermediações, ou seja, não a fiscalização que possa inibir que veículos superem a tonelagem permitida por Vossa Excelência.
Assim sendo, o signatário requer que digne-se Vossa Excelência receber e processar os documentos que seguem em anexo, dando vistas ao nobre representante do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, para que este tenha conhecimento dos documentos, e requeira o que entenda necessário.
Nestes termos
Pede e Espera Deferimento
Gaspar, 29 de abril de 2011.
Aurélio Marcos de Souza
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CONFIRA O VÍDEO DESTA MATÉRIA
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ANTES E DEPOIS
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FEVEREIRO DE 2010 | MARÇO DE 2011 |
Um ano depois que a cabeceira da Ponte Hercílio Deeke começou a ceder nenhuma obra de reparo foi executada no local e a situação do único acesso para a margem esquerda da cidade parece piorar a cada dia.
Patrícia Scheidt, secretária de Planejamento e Desenvolvimento, explica que o Município já assinou um convênio com o Ministério da Integração e tem garantido o repasse de R$2,5 milhões para a execução das obras de reparo na ponte, porém, aguarda a análise do projeto enviado a Brasília há cerca de um mês. ?O projeto foi entregue em mãos pelo nosso prefeito, mas ainda não foi analisado. Estamos ligando todos os dias para pedir que agilizem esta análise e a promessa que recebemos é de que até a próxima quarta-feira, dia 9, receberemos um retorno?, explica a secretária.
O projeto enviado ao Ministério foi elaborado pela equipe técnica do município com base no laudo assinado pelo engenheiro Perci Odebrecht, em 2005, e no laudo elaborado pelo perito contratado pelo Ministério Público, que com base na análise do perito interditou a ponte para veículos com mais de cinco toneladas, em novembro do ano.
A obra de reparos está orçada em R$3,2 milhões, R$700 mil a mais do que o valor que será repassado pelo Governo Federal. Segundo Patrícia, o Município irá custear o valor excedente. ?A previsão é de que serão necessários 12 meses para que todos os reparos sejam efetuados. Vamos aproveitar para melhorar algumas coisas na ponte como a iluminação e a segurança dos pedestres?, revela.
Assim que o projeto for aprovado pelos técnicos do Ministério da Integração, o que deve acontecer na próxima semana, Patrícia espera poder iniciar a licitação que vai definir a empresa que executará a obra.
Enquanto isso
Enquanto o projeto não é liberado, a população gasparense continua convivendo com o risco iminente de ver a cabeceira da ponte Hercílio Deeke cedendo a cada dia. Todos que passam pelo local a pé se espantam com a situação. São pessoas como O MOTORISTA Adriano Cláudio, que diariamente passa pela ponte com sua Topic, que faz o transporte de estudantes universitários. ?Eu percebo que a ponte está cedendo e fico preocupado, afinal, não estou sozinho no veículo e tenho medo de acontecer algum acidente. Os passageiros sempre comentam quando passamos pela ponte, eles ficam questionando se ela não vai cair?, relata o motorista.
O que a comunidade pensa | |
?Percebi que a cabeceira está cedendo cada vez mais pois passo toda semana pela ponte e sempre passo com medo de que pode acontecer alguma coisa?. Ivolda Maria Schmitz, 71 anos ? Margem Esquerda |
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?Há muito tempo que esta ponte precisa de reparos. Acho perigosa a situação, principalmente para os carros e caminhões?. Carlos José Junkes, 55 anos ? Arraial |
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?Passo pela ponte mas sempre com muito medo, quando a gente passa ali pela cabeceira parece que vai cair. Dá muito medo?. Jane Silvia da Silva, 33 anos - Arraial |
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Em março do ano passado o Jornal Cruzeiro do Vale publicou uma reportagem que mostrava um laudo feito pela Defesa Civil do Município e que dizia que a Ponte Hercílio Deeke corria o risco de desabar. A notícia mostrava como a cabeceira da ponte estava cedendo e mobilizou autoridades municipais, que foram avaliar in loco a situação. O fato também chamou a atenção do Ministério Público da cidade, que entrou com uma ação civil pública pedindo a interdição da ponte para veículos pesados. A interdição foi anunciada pela juíza da Comarca de Gaspar em novembro do ano passado e desde então agentes de trânsito e policiais militares se revezam na fiscalização do acesso. Apesar da determinação judicial, de que uma multa de R$10 mil por dia seria aplicada se veículos passados continuassem passando pela ponte, nenhum flagrante foi denunciado até o momento.
A vistoria realizada pela Defesa Civil e pela Ditran em janeiro de 2010 constatou diversas irregularidades na ponte Hercílio Deeke, como a existência de degrau de abatimento, trincas, infiltração, inclinação para esquerda, entre outros problemas. Veja abaixo o que constatou a vistoria:
1. Há risco eminente para pedestres, ciclistas, veículo de passeio e transportes que se utilizam desta via.
2. Esmagamento causado pela inclinação da cabeceira contra a estrutura de concreto, onde localizava-se a estrutura de uma cancela.
3. Danos no pavimento de concreto, fato este que causa grande vibração na estrutura no momento da passagem de caminhões e veículos de médio porte.
4. Deslocamento para a esquerda do protetor de corpo em torno de 5cm (primeiro vão bairro/centro).
5. Danos na estrutura do passeio pondo em risco pedestres e ciclistas.
6. Inclinação para a esquerda (bairro/centro) em torno de 7,5 cm.
7. Degrau de abatimento demonstrando que houve inclinação da cebeceira (em direção à residência da Sra. Deggau).
8. Pode ser verificado que houve inclinação para o lado esquerdo, observando a pintura feita na mesma em 2008 pela Diretoria de Trânsito (fato este visível na data desta vistoria)
9. Inclinação visível tomando como base o guarda corpo, inclinação em torno de 15cm, degrau de abatimento em torno de 7,5cm.
10. Rachadura no concreto que sustenta aterro da cabeceira da ponte.
11. Infiltração e rachadura.
12. Pedaço de concreto que se soltou da estrutura da cabeceira.
13. Tubulação adutora Samusa.
14. Trinca existente na estrutura de concreto, que dá sustentação ao aterro da cabeceira.
15. Ferragem exposta viga junção da estrutura da ponte com a cabeceira (lado direito bairro/centro).
16. Rachadura na estrutura de concreto da cabeceira da ponte no lado direito bairro/centro
17. Obra realizada pelo Samae para colocação de tubulação para captação de água pode estar contribuindo para acelerar o processo de inclinação da cabeceira, devido a infiltração e remoção da terra no momento da colocação da tubulação.
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edição 1271
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