Oficina de acrobacias chega às ruas de Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Oficina de acrobacias chega às ruas de Gaspar

23/11/2010

fotopg11secundriaMD.jpgSaltos, cambalhotas e acrobacia em geral serão abordados em uma oficina a ser ministrada para atores e bailarinos que acontecerá nos dias entre os dias 24 e 27, com o custo de R$30. As aulas acontecerão tanto na sala de ensaios da Cia de Teatro da Casa, organizadora da oficina, quanto nas ruas da cidade. No sábado, 27, haverá uma apresentação do que foi ensinado, que deve ter como palco a Praça Getúlio Vargas. Quem tiver interesse em participar pode entrar em contato com a diretora do grupo, Natália Corradi Curioletti, através do Departamento de Cultura.

Mônica Costa, professora que trabalha com o grupo Elementos Acrobáticos, de Blumenau, e dá aulas de acrobacia no Espaço Plural, também em Blumenau foi trazido pelo grupo para dar um curso acrobacia básica para voltado para o meio artístico. Ela também fará apresentações nas ruas da cidade, mostrando um pouco de sua arte e do que foi ensinado a companhia de teatro gasparense. Caso chova, as apresentações devem ocorrer na sala de ensaios da companhia.

Natália, a diretora, conta que a intenção é que estas técnicas básicas contribuam para o melhor desempenho dos integrantes do grupo nos espetáculos criados. A peça ?Arlequim, o guarda de honra?, representado diversas vezes pela Cia de Teatro Da Casa neste ano tem alguns destes movimentos, como cambalhotas, saltos e estrelas, característicos da Commedia dell?arte, pois eram atrativos utilizados pelos atores já em meados de 1600 para que o espetáculo prendesse a atenção do público. Ainda hoje, estes artefatos são muito utilizados, principalmente no teatro de rua, que hoje é o foco do grupo gasparense.

 ?O objetivo é aprimorar a técnica corporal dos atores através do exercício das acrobacias. Eles ganham maior controle corporal, agilidade, concentração, força, disciplina e melhoram a comunicação. A ideia de trazer oficinas é muito importante na formação de futuros artistas, há muitas possibilidades e técnicas que podemos aprender para auxiliar neste trabalho?, afirma a diretora. Ela explica que, para que a acrobacia seja executada dentro de um espetáculo, deve haver treinamento de longo prazo, por isso pretendem aprender a base para talvez incluir algumas dentro das peças.

 

edição 1249

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.