O delegado Christian Siqueira descreve o início de 2011 como turbulento. Mas a causa desta turbulência está muito além do superficial que se consegue enxergar em meio às várias ocorrências criminais registradas em apenas sete dias.
O delegado acredita que a saída temporária de alguns presos para o benefício do indulto pode ter alguma relação com o aumento da criminalidade, mas não é a única razão. ?São causas econômicas e sociais. Uma questão de política pública, de inclusão social. Não posso descrever fatores específicos que tenha gerado estes crimes. O problema é maior, vai além de um simples motivo?. O envolvimento com drogas, também é citado por ele como agravante.
De acordo com o delegado, grande parte dos crimes tem relação com entorpecentes. Acertos de conta e dívidas não pagas, e também o tráfico.
Os locais em que ocorreram os crimes, Barracão, Gaspar Mirim, Jardim Primavera e São Pedro, são consideradas por Christian como locais com pouca inclusão social.
? Briga termina com facadas e tiros na Cohab do bairro Gaspar Mirim
A Cohab do bairro Gaspar Mirim foi palco de uma história sangrenta na tarde de terça-feira, 4. De acordo com populares que se encontravam nas ruas, um grupo de homens com facões, pedras e armas passou correndo e se enfrentando pelas ruas. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados, pois houve disparo de tiros e golpes de facões, que atingiram alguns do grupo.
NOTÍCIA COMPLETA AQUI
? Moto Furtada
No dia 30 de dezembro a Polícia Militar de Gaspar efetuou a prisão de Adair Lemos Cabral, 32 anos. Isto por volta das 13h30, na rua Barão do Rio Branco, bairro Santa Terezinha. Ele estava em indulto de Natal e foi preso por estar na posse de uma motocicleta Bross, que havia sido furtada no bairro Figueira dia 28 de dezembro.
Ele foi preso em flagrante e enviado de volta à São Pedro de Alcantra, onde cumpria pena por vários crimes cometidos, como furto, assalto, receptação e uso de entorpecentes.
MAIS INFORMAÇÕES AQUI
? Primeiro homicídio do ano
Às 4h15 do dia 1º de janeiro a polícia foi chamada por moradores da rua Doralício Garcia, bairro São Pedro, para um caso de homicídio. Osmar Luiz Mafra, de 44 anos, foi assassinado com facadas em uma festa de virada de ano. A polícia possui suspeitos, mas ainda investiga quem foi o autor do ato executório. Foi aberto inquérito, cinco testemunhas já foram ouvidas e pelo menos mais cinco ainda darão depoimento.
? Tentativa de homicídio
Na tarde de segunda-feira, 3, a polícia recebeu a informação de que havia um homem no Hospital de Gaspar com ferimentos de faca. Policiais foram ao local verificar a informação, que procedia. S. R. P., de 38 anos foi atingido por várias facadas nas costas e tinha ferimentos na face. Ele era de Navegantes e estava no bairro Barracão quando recebeu as facadas. A polícia foi até o local do crime e constataram marcas de sangue no muro.
Na mesma localidade, três pessoas foram abordadas, uma delas menor de idade. Com elas foram encontradas pedras de crack, cocaína, maconha e dinheiro. O menor foi liberado e as outras duas pessoas, encaminhadas à Delegacia de Polícia, onde foram presas por tráfico de entorpecentes.
A polícia investiga as circunstâncias da tentativa de homicídio e também se houve relação entre os dois crimes.
? Apreensão de armas de fogo
Após receber denúncia de ameaça contra uma moradora do Loteamento Jardim Primavera, a Polícia Militar se deslocou até o local, na tarde do dia 4, terça-feira. Foram localizados suspeitos em um Vectra com placas do Paraná, sendo que, ao ver a polícia, o condutor tentou fugir. Ele foi abordado na Rua Antônio Moser, com mais quatro pessoas dentro do carro, sendo que duas delas eram menores de idade, uma adolescente de 14 e um de 17 anos. Após vistoria no carro, foi encontrado um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 32, ambas sem registro. L. G. L., 52 anos, responsável pelo carro, trabalha em Navegantes durante a semana e tem base em Gaspar. De acordo com ele, a família a menina de 14 anos, que é de Navegantes, havia pedido que ele a buscasse no Jardim Primavera. O responsável recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a delegacia com os demais ocupantes do carro. Os menores foram levados ao Conselho Tutelar, que os levaram de volta para os pais, em Navegantes. L. G. L. responderá por porte ilegal de armas e por arma raspada.
MAIS INFORMAÇÕES AQUI
edição 1258
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).