Cerca de 500 pessoas lotaram o salão do Centro Comunitário Santa Terezinha no último sábado, 30, para celebrar os 25 anos da empresa Pacopedra Obras de Infraestrutura.
Uma grande confraternização foi organizada pelos proprietários Mário e Lurdete Maria Souza, e seus filhos, Gisiele Adaise Souza e Mário Souza Júnior, que recepcionaram familiares, amigos, parceiros, fornecedores, clientes e colaboradores. ?A festa foi muito boa, inclusive em termos de organização. Recebemos vários elogios?, comentou Lurdete.
Na ocasião também aconteceram diversas homenagens. A Câmara de Vereadores de Blumenau enviou uma moção parabenizando a empresa por seus 25 anos e a Associação de Moradores do Bairro Santa Terezinha também fez uma homenagem à Pacopedra. Ainda houve o momento da empresa prestar homenagem a seus colaboradores, que receberam uma foto de toda a equipe e um caneco de chope de cristal foi entregue como lembrança dos 25 anos da empreiteira gasparense.
Um grande bolo, decorado com uma estrada e máquinas que reproduziam as utilizadas no dia-a-dia da empreiteira, simbolizou a chegada da empresa gasparense a esta data tão importante. ?Agradecemos a todos pela presença e também as pessoas que nos ajudaram a organizar a festa?, declararam Mário e Lurdete.
Clique AQUI e confira a galeria de imagens da festa.
__________________________
25 anos contribuindo com o desenvolvimento de SC
Almoço especial vai marcar comemorações dos 25 anos25 anos. Uma idade a ser comemorada, bodas de prata, jubileu de prata. Os 25 anos são sempre um marco na história. É esta a idade que a Pacopedra Obras de Infraestrutura completou na última quinta-feira, 28 de julho. A empresa gasparense está localizada no bairro Santa Terezinha e executa importantes obras públicas e também particulares em toda a região do Vale do Itajaí e Litoral catarinense. Para celebrar a chegada dos 25 anos, a empresa irá realizar um almoço comemorativo neste sábado, 30, no qual serão reunidos, no Centro Comunitário Santa Terezinha, funcionários, familiares, amigos, fornecedores, parceiros, clientes, pessoas que têm relação com a família Souza e com a Pacopedra.
A ocasião é uma confraternização entre todos e contará também com um bolo simbolizando a chegada a este marco na história da empresa. ?Tenho muito orgulho da Pacopedra. Tantas empresas não conseguem e nós chegamos aos 25 anos?, revela Mário Souza, um dos proprietários.
Ao longo de todos estes anos, foi grande a luta de Mário e de sua esposa, Lurdete Maria Souza, para levar a Pacopedra até o patamar em que está hoje. Além da esposa, os filhos de Mário, Gisiele Adaise e Mário Souza Júnior também estão envolvidos diretamente com a empresa e fazem parte desta história.Hoje a Pacopedra conta com 50 funcionários, incluindo sua diretoria, e atua em diversas obras de infraestrutura como drenagens, pavimentação asfáltica, construção de pontes, entre outros.
Início
A empresa que atualmente conta com um grande quadro de colaboradores teve em seu início apenas seis funcionários. ?Foi muita luta. Eu cuidava da casa, dos nossos filhos e da empresa sem a ajuda de nenhum empregado. Éramos apenas eu e meu marido?, lembra Lurdete, que teve participação ativa no desenvolvimento da empresa, ajudando a escrever esta história que já alcança duas décadas e meia.
Com muito trabalho e esforço de proprietários e funcionários a Pacopedra se desenvolveu e tornou-se uma referência marcante nas obras de infraestrutura da região e é também com muito trabalho que pretende seguir em frente, escrevendo muitas páginas desta história.
Como tudo começou
Mário Souza e seus irmãos trabalhavam na empresa do pai e também faziam alguns serviços individuais em obras como reparos em calçamento. Ele executava uma destas obras individuais em Blumenau, contratado por terceiro para arrumar o calçamento de uma rua, quando recebeu intimação de um fiscal.
Mário confessa que ficou com medo de que a fiscalização tivesse lhe entregado a intimação para proibir a obra de alguma forma. No dia seguinte, quando se fez presente na Prefeitura conforme o documento determinava, ficou surpreso ao saber que a intenção era lhe contratar para mais obras de calçamento.
Foi este fato que levou o empresário a criar sua própria empresa, a Pacopedra Pavimentadora e Comércio de Pedras. Na época, ele extraía pedras no bairro Bateias e também em Balneário Camboriú para comercializá-las, serviço que a empresa não faz mais hoje. A primeira sede da empresa foi na própria casa da família, localizada no bairro Santa Terezinha. ?Começamos com seis funcionários, um carrinho de mão e um carro velho?, recorda Mário.
Desde o início, Lurdete fez parte da empresa e consegue lembrar bem das noites que passou elaborando planilhas e orçamentos de editais batidos na máquina de escrever, assim que começaram a trabalhar com licitações. ?É muito importante termos a família por perto. Há também horas difíceis, por não ter horário de trabalho?, conta Mário.
Os filhos seguiram o caminho dos pais e hoje também trabalham na empresa. Gisiele é formada em engenharia civil e Júnior fez um curso técnico em edificações ao mesmo tempo em que concluía o ensino médio. ?Fiz a faculdade já pensando em trabalhar na empresa.
Sempre me interessei e acompanhava de perto?, conta Gisiele. Ela também relata que seu irmão sempre foi interessado no maquinário utilizado nas obras e sabe operar todas as máquinas da empresa.
Hoje Mário é diretor geral, cuidando do administrativo e do operacional da empresa, Lurdete é responsável pelo financeiro, Gisiele faz parte da equipe de engenharia e Júnior gerencia os equipamentos.
REGISTRO da construção da primeira sede
PRIMEIRA pavimentação realizada em Gaspar
OBRAS em trecho rotatória da Margem Esquerda
Inovação faz parte da história desta empresa
O que teve início em uma pequena equipe de seis funcionários é hoje uma respeitável empresa com cinquenta colaboradores.
A Pacopedra cresceu e tomou também novos rumos durante os 25 anos em que atua no Vale do Itajaí e Litoral catarinense. No começo, a empresa executava obras de pavimentação e comercializava pedras. Hoje o leque de serviços realizados pela Pacopedra é mais diversificado e atinge outras áreas. ?Vimos a necessidade de inovar. Então investimos em obras de infraestrutura como implantação de rede de esgoto e drenagem, entre outros?, explica Mário.
O ano de 2002 também foi marcante para a empresa. Foi neste ano que houve a mudança da sede, que hoje se localiza ainda no bairro Santa Terezinha, porém na rua Alberto Francisco Junkes.
A Pacopedra tem uma boa estrutura de funcionários para a elaboração de projetos e execução de obras, contando com dois engenheiros, três técnicos em edificação e um topógrafo em sua equipe.
Para evitar acidentes e garantir a segurança de todos os seus colaboradores durante a execução das obras, a Pacopedra oferece a eles todo o equipamento e ferramentas necessárias.
Oportunidade de crescimento
Nilton dos Santos, 46 anos, é o funcionário mais antigo da empresa: faz parte do quadro de colaboradores há cerca de 16 anos.?Comecei como operador de retroescavadeira, e agora opero a escavadeira. Os dois são trabalhos com máquinas, porém o tipo do serviço é diferente. Aqui tive a oportunidade de me aperfeiçoar na profissão?.
Ele afirma que nem percebeu que trabalhava na Pacopedra há tanto tempo, pois todos trabalham juntos na empresa, fazendo com o funcionário se sinta bem no ambiente de trabalho.
A Pacopedra oferece boas possibilidades de crescimento dentro da própria empresa. De acordo com Mário, há vários funcionários que começaram como serventes e com o tempo viraram operadores.
Há 14 anos Hilário Schmitz, 50, faz parte da equipe de colaboradores efetivamente, sendo que já havia realizados alguns trabalhos para a Pacopedra antes. Seu primeiro cargo na empresa foi de pedreiro, agora ele é mestre de obras e encarregado. ?Hoje só executo obras de rua: galerias, pontes e asfalto, por exemplo. Para mim, a característica mais marcante da empresa é a parceria que há entre a diretoria e os funcionários. A colaboração é mútua, sempre nos dão apoio, mas também cobram que o serviço seja bem feito?, conta Hilário.
Ele se orgulha em afirmar que nunca houve acidentes em nenhuma obra em que coordenou e se diz uma pessoa muito cuidadosa. Em todos estes anos de trabalho, ele afirma que o mais aprendeu foi a lidar com as pessoas, mas que poder passar o conhecimento adquirido através de sua experiência para outras pessoas é o que há de mais significativo em seu emprego.
?Sempre tive apoio da empresa e com o passar do tempo vi que tinha condições de crescer. Na Pacopedra todos são bem tratados e de forma igual, independente do cargo ou tempo que trabalha na empresa?.
Nilton Santos ? 46 anos
16 na Pacopedra
Operador de escavadeira
?Toda a família respeita os funcionários. Estou na empresa definitivamente há 14 anos é um ambiente de trabalho em que me sinto bem. Trabalhando aqui consegui criar e dar estudos aos meus filhos?.
Hilário Schmitz ? 50 anos
14 anos na Pacopedra
Mestre de obras e encarregado
Responsável por grandes obras
A Pacopedra tem grande presença em obras realizadas na região do Vale do Itajaí e Litoral catarinense. É responsável por diversas pavimentações asfálticas públicas e particulares, além da execução de grandes obras de infraestrutura pública, como drenagens, construção de galerias, construção de pontes, etc.
Em Gaspar, a empresa é responsável por uma grande obra: a drenagem do bairro Santa Terezinha. A obra está em execução e tem a finalidade de dar vazão às águas pluviais, fazendo assim com que as ruas do bairro não fiquem mais alagadas com as chuvas.
A Pacopedra realiza também grandes obras em outras cidades. Em Balneário Camboriú, fez a drenagem e pavimentação de todo o bairro das Nações. No Vale do Itajaí destacam-se a construção de galeria no trevo do Sesi e a construção da Ponte do Badenfurt.
Com as intensas chuvas trazidas pela a catástrofe natural de novembro de 2008, o trevo que há em frente ao Sesi, em Blumenau, ficou completamente destruído. Entre as diversas obras de reconstrução pelas quais Blumenau passou está a construção desta grande galeria, realizada pela Pacopedra Obras de Infraestrutura.
A Ponte do Badenfurt é uma obra que ainda está em execução e é realizada em um consórcio com outra empresa, a Construtora Stein. Ela deve ter 362 metros de comprimento e 23,10 metros de largura e será erguida sobre 39 pilares.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).