Padres missionários gaúchos cumprem atividade no Barracão - Jornal Cruzeiro do Vale

Padres missionários gaúchos cumprem atividade no Barracão

30/05/2008

fotopg11abre.jpgCinco padres missionários do Rio Grande do Sul estarão em Gaspar neste final de semana para as Santas Missões Populares da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Barracão.

O grupo permanece na cidade por 15 dias, período em que fará visitas às cinco comunidades católicas ligadas à Paróquia do Barracão.

A visita é a quarta e última fase das Santas Missões, que iniciaram em dezembro do ano passado e vem sendo desenvolvidas nas comunidades do Barracão, Bateias, Macuco, Óleo Grande e arraial dos Claudinos.

Segundo o Padre Henri Ordonez, pároco do Barracão, as Santas Missões Populares ocorreram em três fases antes da chegada dos missionários.

A primeira fase aconteceu entre o dia 6 de dezembro do ano passado e o dia 23 de fevereiro. Neste período as lideranças católicas da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Barracão, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Bateias, e das Comunidades Santo Agostinho, no Macuco, Santa Catarina, no Óleo Grande, e Santa Luzia, no Arraial dos Claudinos, participaram de um curso baseado no livro "Visitadores das famílias".

O curso foi ministrado pelos padres missionários Inácio e Radamés e preparou as lideranças para a segunda fase das Missões, que aconteceu entre os dias 29 de março e 30 de abril, quando as lideranças visitaram as famílias que residem nas cinco comunidades atendidas pela Paróquia. "nestas visitas as lideranças fizeram uma ficha de cada família visitada. Acredito que tenham sido visitadas cerca de 1200 famílias", conta padre Henri.

A terceira fase das Missões teve início no final de março e aconteceu até esta semana. Foi a fase da organização dos grupos de família, onde foram formados 47 grupos. Estes grupos, conforme explica padre Henri, são formados por cerca de 15 famílias. Cada grupo recebe um andor de Nossa Senhora e se reúne em 20 encontros para estudar o livro "Preparando o povo de Deus".

As visitas tiveram como objetivo conhecer a realidade das comunidades, das famílias e das pessoas; anunciar a Palavra de Deus às pessoas visitadas; valorizar as pessoas, mostrar o amor da Igreja por todos; convidar e cativar as pessoas para a participação na comunidade e na missão; solidarizar-se com as famílias e pessoas em seus problemas e necessidades; e divulgar a Missão Popular Redentoristas a todas as pessoas.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.