Pais devem controlar o uso de cosméticos - Jornal Cruzeiro do Vale

Pais devem controlar o uso de cosméticos

25/09/2011

fotopg14abreMD.jpgDesde pequenininha, Clara Bianca Schmitt sempre gostou de estar bem arrumada. A menina de apenas três anos de idade está sempre de unhas pintadas, com o rosto maquiado e os cabelos ajeitados.

A vaidade, segundo a mãe Marileia Schmitt, surgiu com naturalidade, sem estímulo de familiares ou amiguinhos. ?Ela gosta muito de se arrumar, mas sempre tomo cuidado, comprando apenas produtos específicos para a idade dela. Sempre olho se a empresa está autenticada pela vigilância e por isso ela nunca teve problemas de saúde causados por estes produtos?, conta a mãe da pequena Clara.

Apesar de parecer inofensivo, o uso de cosméticos em excesso pode causar riscos à saúde das crianças, por isso o coordenador da Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha, orienta os pais para que tomem cuidados na hora de comprar produtos de beleza, principalmente para os bebês com menos de um ano de idade.

Na lista de preferência dos pais estão cremes, perfumes, talcos, tudo para deixar os pequenos sempre limpinhos e cheirosos.

Talco

O coordenador do Ministério da Saúde faz um alerta especial para o uso do talco, produto bastante popular entre os cosméticos infantis.  ?Ele tem um grande risco de intoxicação. Quando o frasco cai, por exemplo, levanta aquele pó muito fino, que se for aspirado vai para o pulmão e pode levar à morte. Então talco é absolutamente contraindicado na primeira infância?, destaca.

A recomendação é que os pais priorizem sempre sabonetes e xampus neutros. Outro detalhe: é preciso verificar se o produto é dermatologicamente testado ou hipoalergênico, ou seja, se não representa risco de surgimento de alergia.

Algumas dicas da Anvisa para o uso de cosméticos infantis:


Maquiagem: Um requisito essencial para a maquiagem infantil é ter baixo poder de fixação e ser facilmente removida da pele com água. A Anvisa permite que as maquiagens contenham substâncias que possuam gosto ruim  para evitar que a criança leve o produto à boca.

Xampu e Condicionador: Cabelo de criança também merece cuidado especial. Para isso, lave-o com um xampu infantil a fim de limpá-lo e tirar-lhe os resíduos. Caso seja necessário o uso de condicionador, o produto deve ser aplicado por um adulto para que não corra o risco de excessos de creme nos cabelos.

Sabonetes: Crianças devem usar sabonetes infantis, mais apropriados à sua pele delicada. Em caso de contato com os olhos, os produtos devem ser imediatamente retirados, enxaguando-se o rosto e os cabelos das crianças.

Esmaltes: Esmaltes permitidos para crianças são aqueles à base de água e que saem sem necessidade do uso de acetona ou removedor. Por não possuírem solvente, o cheiro dos esmaltes infantis é bem diferente do presente nos esmaltes para adultos.

Batons e brilhos labiais: Os batons e brilhos labiais devem colorir os lábios temporariamente. Como nos demais produtos infantis, a fórmula deve ser composta por ingredientes seguros. O rótulo deve possuir indicações de segurança específicas incluindo a indicação da faixa etária de uso do produto. Em crianças pequenas, um adulto deve aplicar e supervisionar o uso do produto.
Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Edição 1328

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.