Pais enfrentam longas filas na madrugada para garantir vagas - Jornal Cruzeiro do Vale

Pais enfrentam longas filas na madrugada para garantir vagas

21/10/2010

img3686MD.jpgSuilen Sálvia de Souza saiu de casa cedo nesta quarta-feira, dia 20 de outubro. Com uma cadeira de praia e um livro nas mãos, a moradora do Barracão sentou-se em frente ao Colégio Honório Miranda e iniciou a fila para a matrícula dos novos alunos, que só acontece no sábado, dia 23. ?Eles falaram que tinham poucas vagas, por isso que vim?, conta a senhora, que até a tarde desta quinta-feira, 21, ficou na fila para garantir a vaga de um sobrinho, que vai para o primeiro ano do Ensino Médio e quer estudar no período da manhã.


A fila que começou com Suilen se estendeu até a esquina da rua São Pedro com o Morro da Igreja Matriz, e só foi desfeita após reunião da diretora Neida Beduschi da Silveira com os pais, na tarde desta quinta-feira. Neida garantiu que há muitas vagas para o Ensino Médio e que não era necessário que os pais ficassem tantos dias e noites esperando. ?Temos 85 vagas apenas para o período da manhã, mais 240 vagas para a tarde além de mais cem vagas para a noite. Os pais não precisam ficar tanto tempo na fila?, justificou Neida.


Motivados pela diretora, os pais decidiram organizar uma comissão e fazer uma lista de espera, com a ordem da fila que se formou até o final da tarde de ontem.


Com as senhas não-oficiais em mãos, pais e estudantes puderam retornar para casa, com o compromisso de voltar a partir das 5h30 da manhã desta sexta-feira, quando a escola iniciará a distribuição oficial das senhas.


Sem ônibus

Quem também chegou cedo na fila que se formou em frente ao Honório foi a irmã de Madalena de Souza, que foi garantir uma vaga para o filho estudar no período matutino. ?Minha irmã deixou o trabalho para ficar lá, dia e noite, para que o filho possa estudar de manhã, pois aqui onde moramos, na Lagoa, não tem horário de ônibus para as crianças irem à escola a tarde e por isso é que precisamos da vaga pela manhã?, reclama Madalena.


Quanto à necessidade de mais horários de ônibus para garantir o acesso dos estudantes ao Colégio, o diretor do Transporte Coletivo, Dirceu dos Passos, disse conhecer a necessidade e que vai verificar a possibilidade de atender aos pedidos da comunidade.


As demais escolas estaduais da cidade também estão fazendo a matrícula de novos alunos nesta semana.

Na maioria dos educandários consultados pela equipe de reportagem do Jornal Cruzeiro, não foram registradas filas. Apenas no Colégio Frei Godofredo, no bairro Sete de Setembro, é que alguns pais chegaram ao meio dia do último domingo para garantir a vaga na matrícula que iniciou na segunda-feira, dia 18, pela manhã.


edição 1240

_____________________

Tia inicia fila para garantir vaga de sobrinho no Honório Miranda

Suilen Sálvia de Souza saiu de casa

img3484MD.jpg

cedo nesta quarta-feira, dia 20 de outubro. Com uma cadeira de praia e um livro nas mãos, a senhora moradora do Barracão sentou-se em frente ao Colégio Honório Miranda e iniciou a fila para a matrícula dos novos alunos, que só acontece no sábado, dia 23. ?Eles falaram que tinham poucas vagas, por isso que vim?, conta a senhora, que guarda lugar para garantir a vaga de um sobrinho, que vai para o primeiro ano do Ensino Médio e quer estudar no período da manhã.


Apesar da apreensão da tia, e da mãe do menino, que junto com outra irmã irão revezar na fila, a diretora do educandário, Neida Beduschi da Silveira, garante que há muitas vagas e não é necessário ficar tantos dias e noites à espera de uma vaga. ?Temos 90 vagas apenas para o período da manhã, mais 240 vagas para a tarde além de mais cem vagas para a noite. Os pais não precisam ficar tanto tempo na fila?, justifica a diretora.


A expectativa de Suilen é de que na manhã desta quinta-feira, dia 21, a escola irá distribuir senhas e assim ela e as irmãs poderão voltar para casa com a vaga do sobrinho garantida. Porém, a diretora da escola explica que as senhas serão distribuídos, porém, ainda não têm data definida. A previsão da direção da escola é de que apenas na sexta-feira inicie a distribuição.

edição 1240

Comentários

Marcos
21/10/2010 23:24
Passei hoje por ali e vi que a fila está aumentando.

Fico imaginando como pernoitam ao relento da madrugada, porém os compreendo, são pessoas de bem, estão ali para garantir que seus filhos estudem.

Não precisava ser assim se o governo desse a devida atenção à educação, fizessem menos propaganda política e agissem mais.
su
21/10/2010 14:44
Prof. Ricardo!!!!!

Desculpe discordar de vc, mas eu como mãe, e precisando matricular meu filho na escola, também ficaria na fila, para GARANTIR a vaga dele na escola.
Eles falam que tem vagas, mas e daí chega na hora, leva um NÃO, na cara, então acho q é uma situação difícil q essas mães estão passando.Acredito q não é em vão que elas estão ali.desculpe mais uma vez.
Prof. Ricardo
21/10/2010 11:53
Como a matéria diz, não há necessidade de ficar neste martírio. Há vagas disponíveis. Quem fica lá é por teimosia!!!!!!
su
21/10/2010 11:37
Nossa, fiquei passada com tal situação...que desespero...não precisava isso...é lamentável. boa sorte tia.
Ana Maria
21/10/2010 11:35
Isso é inadmissivel numa cidade pequena como Gaspar, uma vergonha,cabe a direção da escola tomar devidas providencia para evitar esse tipo de trasntorno para os pais,que são na maioria trabalhadores e não tem tempo para esse tipo de coisa, pagam a mensalidade e são tratados desse tipo, mas quando é para pedir ajuda ele não tem vergonha de pedir para os pais, deveriam ter mais respeito pelos cidadões que pagam seus salarios.
adilson
21/10/2010 00:41
Á que ponto chegamos...
é inaceitável ter que enfrentar fila para poder estudar.
onde está o estatuto da criança e do adolecente?
tem que ter muito mais vagas,acabar com essas filas...
POLI
20/10/2010 22:06
QUE PARADOXO ! ENTRAR NUMA FILA PARA GARANTIR AQUILO QUE A CONSTITUIAO JA ME CONCEDE COMO DIREITO : UMA VAGA PARA MEU FILHO ESTUDAR ! É POR DARMOS ESSA "IMPORTÂANCIA" A NOSSA EDUCAÇÃO QUE COMEÇAMOS A JUSTIFICAR NOSSO ATRASO. O ESTADO É UM FORA DA LEI ! NOS IMPÔE UMA DAS CARGAS TRIBUTARIAS MAIS ALTAS DO MUNDO E NO ENTANTO
NOS OFERECE ESSA QUALIDADE DE SERVIÇOS . NA FINLÂNCIA ELA
(EDUCAÇÃO) E TRATADA COMO UMA JOIA - É POR ISSO QUE ESSE
PAÍS ESTÁ NO TOPO DO IDH
Carlos
20/10/2010 13:46
É lamentável chegar nesta situação! Tenho pena desta Tia...

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.