O prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, protocola nesta quarta-feira, 30 de novembro, um Projeto de Lei que denomina o espaço público localizado na rua Hercílio Fides Zimmermann, no bairro Margem Esquerda, como Parque Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins.
De acordo com o Projeto de Lei, esta é uma forma de homenagear o ex-prefeito que contribuiu significativamente para o desenvolvimento da cidade, tanto durante seu mandato quanto fora dele.
Chico Hostins foi prefeito de Gaspar entre os anos de 1989 e 1992 e faleceu em 19 de maio de 2016, após sofrer uma parada cardíaca em sua residência.
Em 2011, o Jornal Cruzeiro do Vale e o ex-deputado estadual Álvaro Correia lançaram o livro “Homens que fizeram a história”. Nele, é possível encontrar a história de pessoas que sempre serão lembradas pelo trabalho que desenvolveram na cidade. Confira o artigo que conta a história de Chico Hostins:
Uma desistência de última hora impediu que Gaspar tivesse mais um filho padre. Mas, em contrapartida, a cidade ganhou um homem público do mais alto valor, que serviu a sua terra e a sua gente com amor e dedicação. Assim é a história de Francisco Hostins, que estudou para ser padre, porém desistiu antes de ser ordenado. Mas, aproveitou os estudos para cumprir uma missão que se assemelha ao secerdócio e que ele considerava uma e uma bênção eterna de Deus: a de ser professor.
Filho de Bárbara Pitz e Hercílio Hostins, Chico Hostins nasceu em Gaspar em 29 de janeiro de 1934. Fez os estudos no Colégio Cristo Rei; o ginásio no Seminário São Luís de Tolosa, em Rio Negro; o científico no Seminário Santo Antônio, em Agudos; filosofia em Curitiba e teologia em Petrópolis.
Retornando a Gaspar, deu início a sua carreira no magistério, assumindo o cargo de diretor do Colégio Frei Godofredo, de 1965 a 1983.
Em 17 de outubro de 1964, Chico Hostins uniu-se pelos laços do matrimônio com Selma de Aguiar, com quem teve quatro filhos: Sandra, Neilor, Murilo e Francisco Hostins Junior.
Após diversos convites para se candidatar a vereador, foi eleito pelo Partido Democrático Social, e assumiu de 1983 a 1988. Quando encerrava seu mandato, foi lançado candidato a prefeito nas eleições. As urnas lhes deram uma vitória tranquila. Ele enfrentou turbulências politico-administrativas durante o mandato mas, com competência e determinação, entregou o governo ao seu sucessor com todos os compromissos em dia e com um superávit em caixa.
Sua administração foi marcada por uma série de conquistas e realizações que beneficiaram o povo gasparenses.
Após o mandato como prefeito, Chico Hostins voltou a exercer a profissão de professor na Escola Básica Ivo D´Aquino. E, no governo de Bernardo Leonardo Spengler, exerceu por dois anos o cargo de Secretário de Educação.
Quando aposentado, viveu para a família, os amigos, a igreja e as instituições que se dedicava de corpo e alma.
Por tudo o que fez por Gaspar, seu nome integra, com inteira justiça, a galeria de honra dos precursores do progresso e do desenvolvimento da cidade.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).