Um novo projeto político está nascendo na cidade e se apresenta como alternativa aos nomes já comuns da política gasparense para as eleições de 2012. Batizada como ?Novo projeto para Gaspar?, a ideia ganhou forma e tornou-se real na noite de sexta-feira, 22, quando representantes de quatro partidos políticos estiveram reunidos em uma lanchonete da cidade. O encontro também teve a participação do ex-prefeito, Adilson Schmitt, atualmente sem partido.
Partido Verde, Partido Popular Socialista, Partido Socialista Brasileiro e Partido Social Cristão encabeçam a ideia, porém, se dizem abertos para a adesão de novas siglas. ?Nosso objetivo é ter um projeto que priorize o cidadão e a cidade. Este primeiro encontro foi muito positivo e agora vamos trabalhar na elaboração de um mapeamento temático representativo de cada partido no cenário político, visando a confecção de um plano estratégico de ação?, explica Rodrigo Althoff, representante do PV.
Aurélio Marcos de Souza, presidente do PPS, destaca que a pretensão do grupo é criar um projeto de governo e não um projeto para vencer eleições. Roberto Basei, representante do PSC, garante que apesar de alguns nomes já conhecidos estarem envolvidos a proposta é lançar nomes novos, com novas ideias a favor da cidade. ?Ainda não discutimos nada sobre coligação, definimos apenas que queremos algo novo para nossa cidade?, garante.
Definições
No encontro de sexta-feira os líderes políticos definiram que uma nova reunião será realizada no prazo de 15 dias. O grupo criou uma comissão, formada por dois integrantes de cada partido e duas pessoas da comunidade, que ainda serão indicadas pelos partidários. Nenhum nome foi definido ainda para representar o grupo nas majoritárias e nas proporcionais. ?Os nomes serão apresentados para a comissão, que decidirá como será realizada a escolha de possíveis candidatos?, explica Aurélio Marcos.
Outros partidos
Enquanto PV, PPS, PSC e PSB se unem, os outros partidos já tradicionais da cidade como PT, PMDB e PP também se movimentam com os olhos em 2012. Na noite desta segunda-feira, 25, os peemedebistas estiveram reunidos para definir alguns nomes para concorrer nas proporcionais. O partido pretende lançar candidato próprio em 2012 mas se diz aberto para conversas com demais siglas.
O PT, que tem nas mãos a máquina de governo, já está em conversa com os partidos que compõem a base de governo, que são PRB, Pc do B e PDT, mas também se diz aberto a novas conversas com as demais siglas partidárias da cidade. No PP, a atenção está focada na busca por novas filiações e na escolha dos possíveis candidatos do partido para a majoritária e para as proporcionais. Somente depois de 30 de setembro é que o pepistas vão iniciar as conversas com demais partidos.
Já o PSDB se reúne na noite de hoje, terça-feira, na associação da Auto Escola Gasparense, para discutir a nominativa de candidatos para 2012. O partido também tem conversado com outras lideranças políticas da cidade.
Edição 1312
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).