Gaspar acaba de viver um marco em sua história. Na tarde desta terça-feira, 12 de julho, milhares de pessoas fecharam a rua central de Gaspar para acompanhar a passagem da tocha olímpica pela cidade.
O revezamento teve início por volta das 16h10 e a primeira pessoa a percorrer com a chama foi a coordenadora da Defesa Civil de Gaspar, que cumpriu um trajeto de 400 metros. Mari Inês foi escolhida pela Nissan para conduzir a tocha após cadastrar sua história em Gaspar pela internet.
A segunda pessoa a conduzir a tocha foi Arthur Klann, de 33. Ele percorreu 200 metros e foi selecionado pela Coca-Cola por meio da campanha nacional “isso é ouro”, após contar que sua paixão pelo esporte vem de família.
A senhora Lucila Colzani foi a terceira a tocar na tocha. Ela foi indicada pela neta ao Bradesco e foi escolhida por ser “a prova viva de que o esporte é sinônimo de saúde e alegria”. Ela tem 95 anos e, de cadeira de rodas, teve o trajeto auxiliado pelas alunas Eduarda Soares Cerutti, Juliara Elza Mendonça e Nayara Dal-Ri.
Lucila fez a passagem da tocha para Pierre Charles John Peterson Brusly, que foi escolhido pela Prefeitura de Gaspar por representar os imigrantes. Ele nasceu no Haiti e saiu do país para melhorar de vida.
A passagem da tocha olímpica de Gaspar foi encerrada com a condução de Jonas Junckes, de 28 anos. Ele é praticante de Corrida de Aventura e representa o Brasil em diversos países do mundo. Ele também foi selecionado pela Prefeitura de Gaspar. Jonas Junkes encerrou o revezamento da tocha com uma impressionante descida de bicicleta pela escadaria da igreja matriz.
Mari Inez Testoni, primeira a correr com o símbolo esportivo, está extremamente orgulhosa de ter feito parte da passagem da tocha em Gaspar. “Eu me orgulho sim, tanto por ser gasparense e quanto por representar o município num evento desse porte”, conta.
Jonas Junckes, último a conduzir a tocha, encerrou o evento com chave de ouro. A descida do morro da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo de bicleta tornou o revezamento do fogo olímpico ainda mais mágico. Segundo Jonas, tudo deu certo e a experiência que teve foi incrível. “Eu estou emocionado com tudo isso, parece um sonho. Participar desse marco histórico para a cidade me realizou como atleta e como homem”, declara.
O dia 12 de julho ficará gravado na historia de Ilhota com a passagem do revezamento da Tocha Olímpica pelo município. Em uma verdadeira festa de boas vindas, a população Ilhotense compareceu em massa para prestigia o evento que ficará marcado nas mentes de todos os presentes.
Em uma passagem que aconteceu em pouco mais de uma hora, entre a chegada da tocha, às 15h, até a final do último revezamento na cidade, foi uma emoção a cada metro do trajeto.
Durante a espera do Revezamento, houver apresentações de danças Belgas homenageando os colonizadores da cidade, a apresentação foi realizada por alunos da APAE do município.
____________________________________________
(Atualização: 16h - 12/07/2016)
O comboio da Tocha Olímpica acabou de chegar em Gaspar. Eles estão na rua Itajaí e, em breve, a tocha deve percorrer o Centro da cidade.
____________________________________________
(Atualização: 15h15 - 12/07/2016)
A rua Coronel Aristiliano Ramos, no Centro de Gaspar, foi tomada de pessoas a espera da passagem da Tocha Olímpica. Às 15h, estudantes, seus familiares e a comunidade em geral já formavam uma barreira dos dois lados da via e aguardavam a chegada do símbolo das olimpíadas.
As oito pessoas que vão participar do revezamento ensaiaram as passagens no Ginásio João dos Santos e, agora, aguardam o início do evento em um ônibus da organização na Rua Itajaí. A primeira pessoa a conduzir a tocha será a coordenadora da Defesa Civil de Gaspar, Mari Inês Testoni Theiss, que irá percorrer 400 metros. “Estou muito ansiosa e honrada por ter sido selecionada para ser a primeira a conduzir a tocha, afirma.
____________________________________________
GasparDepois de passar por diversas cidades do Brasil, a tocha olímpica estará em Gaspar na terça-feira, dia 12 de julho. Neste dia, a chama que representa o espírito olímpico sairá de Biguaçu e percorrerá Balneário Camboriú, Itajaí, Ilhota, Gaspar e Blumenau, onde passará a noite. Aqui, a cerimônia que recebe a tocha das Olimpíadas 2016 vai começar por volta das 15h30. Gabriel Corrêa, funcionário público da Secretaria de Educação, é uma das dez pessoas que fazem parte da comissão de organização da passagem da tocha. “Fora a comissão, muitas pessoas estão envolvidas no evento. As escolas da cidade e até os pais”, conta Corrêa. Isso porque o cordão de isolamento do trajeto de um quilômetro por onde os oito condutores da tocha vão passar será feito com cartazes produzidos pelos estudantes, em atividades interdisciplinares.
As artes trazem referências de países que fizeram história nas Olimpíadas. Segundo Corrêa, foi uma forma de envolver os alunos no evento esportivo que é considerado um dos mais importantes do mundo. Apesar da comissão de organização ser formada por pessoas de Gaspar, tudo é subordinado pela comissão das Olimpíadas. Até o local de chegada da chama, em frente a escadaria da Igreja Matriz, foi escolhida pela comissão. Oito pessoas estão confirmadas no revezamento da chama. Três estudantes irão acender a tocha e outras oito pessoas (cinco foram divulgadas e três serão surpresa) irão fazer o revezamento no trajeto de um quilômetro. De acordo com informações da Prefeitura de Gaspar, o município teve que arcar somente com os valores referente a montagem da estrutura do evento, como palco e segurança. Como a cerimônia da tocha está dentro da programação do Festinver, os custos estão inclusos na licitação do festival. Mesmo acontecendo em dia de semana, um grande público é aguardado para prestigiar a tocha olímpica em Gaspar.
Para que tudo transcorra de forma organizada e segura, algumas alterações no trânsito da cidade são necessárias durante a passagem da tocha olímpica. O símbolo esportivo percorrerá um trajeto de cerca de 1 km, com início na rua Itajaí, por volta das 15h45, seguindo pela rua Coronel Aristiliano Ramos e terminando na escadaria da Igreja Matriz, onde haverá uma cerimônia de comemoração, das 16h às 16h15.
A partir das 12h, será interditado o trecho da rua Itajaí, nas proximidades das Baterias Cunha, até o Salão Cristo Rei. Por isso, a Diretoria de Trânsito, a Ditran, alerta que os motoristas que costumam estacionar nesse trecho retirem seus veículos antes do meio-dia. Às 12h também será interrompido o trânsito sentido Centro no encontro da rua Barão do Rio Branco com a rua José Rafael Schmitt, em frente a Agropecuária Girassol; e o entroncamento da rua São José com a rua Industrial José Beduschi. Além disso, nesse mesmo horário será interditado o acesso à rua Itajaí pela rua José Schuartz (Morro do hospital).
A partir das 14h30 a Ditran irá interditar a Ponte Hercílio Deeke, a rua Mário Vanzuita e as vias transversais da rua Coronel Aristiliano Ramos. Também será interrompido, às 14h30, o acesso à rua Itajaí a partir do Centro de Eventos João dos Santos. Para desviar do trânsito, a Ditran recomenda que os motoristas utilizem rotas alternativas. Para acessar a BR-470, com a ponte interditada, o motorista poderá acessar a rua Silvano Cândido da Silva Sênior, no bairro Vorstadt, em Blumenau, passando pela rua Vidal Flávio Dias, em Gaspar.
O Diretor de Trânsito, José Lorival Lana, afirma que todos os agentes de trânsito foram separados por equipes, que ficarão responsáveis por cada ponto do trajeto da tocha olímpica. “Eles receberam uma capacitação para essa situação. Todos foram orientados a manter a ordem nas vias e evitar problemas no trânsito da cidade”, explica Lana. A segurança da cidade não será afetada com a chegada do fogo olímpico. De acordo com o capitão da Polícia Militar de Gaspar, Heintje Heerdt, informa que haverá uma equipe no bairro Margem Esquerda para atender as ocorrências na localidade, caso aconteça. “Prezamos a segurança do bairro, que terá o acesso mais restrito devido o fechamento da Ponte Hercílio Deeke”, conta.
Os serviços da empresa de transporte intermunicipal Verde Vale serão paralisados durante a passagem da tocha. A última linha de Ilhota/Blumenau sairá às 13h de Ilhota. Já em Gaspar, o último ônibus sairá às 13h30 em direção à Blumenau. A última linha de Blumenau para Gaspar também sairá às 13h30. Os ônibus voltam a circular normalmente após a liberação do trânsito em Blumenau, que deve acontecer por volta das 19h. Já o último ônibus da empresa Auto Viação sairá do Terminal às 13h50 e atendimento retornará após a liberação do trânsito em Gaspar, a partir das 17h.
Todos os postos de saúde do município atenderão normalmente durante a passagem da tocha. A população gasparense, caso necessário, poderá buscar algum suporte das 8h às 17h.
Os estabelecimentos comerciais da cidade continuam a atender das 8h às 12h e das 13h30 às 18h.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).