?O natal é uma época do ano em que as pessoas ficam mais solidárias e sensibilizadas para este tipo de ação?. A frase da coordenadora da Pastoral da Criança de Gaspar, Jocenira Waltrick, se refere à campanha de doação de brinquedos feita no final do ano pela Pastoral da Criança. Brinquedos que não são mais usados dentro de casa podem fazer a diversão de uma criança que não tem condições de comprá-los, e para que isto seja uma realidade basta procurar a entidade, que se localiza no mesmo prédio da Conferência Vicentina.
No local há uma lista de crianças carentes que receberão as doações, separadas por idade e comunidade. A Pastoral atende crianças de zero a seis anos, porém os presentes serão dados também aos irmãos que tenham até 12 anos de idade. ?Quem deseja fazer as doações pode escolher a criança de qual bairro pretende ajudar e pode também nos acompanhar na entrega dos presentes. Caso não queira nos acompanhar, basta deixar a doação conosco?, comenta Jocenira. Na sede da entidade há também um calendário de entregas, pois cada comunidade será visitada em um dia específico pelos representantes da pastoral e também pelo trenó do Papai Noel da Secretaria de Turismo.
Há cerca de cinco anos a Pastoral da Criança realiza esta ação, embora antes a organizasse como uma ceia de Natal em que era necessário, além do convite, um brinquedo. Este ano o grupo optou por não fazer a ceia, por isso estão convidando a comunidade a apadrinhar estas crianças. Jocenira afirma que esta é uma maneira de doar um pouco de si, exercer a solidariedade, e garante que a pessoa se sente realizada em poder oferecer um brinquedo a uma criança carente. ?Vejo como as pessoas passam o ano, o tempo inteiro correndo de um lado para o outro, trabalhando, e que o natal desperta a solidariedade. Então esta é a época de oferecer um pouco para o outro?.
Adote uma cartinha
A campanha Papai Noel dos Correios é uma das maiores ações natalinas do Brasil e é realizada há mais de 20 anos. No entanto, neste ano, a campanha que torna possível adotar uma cartinha escrita por uma criança carente e endereçada ao Papai Noel não se estenderá até Gaspar. De acordo com a gerente da agência da cidade, Veneranda Oliveira, aderir à campanha é opcional e Gaspar não participará este ano por motivos internos.
edição 1252
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).