O plano de carreira dos servidores públicos municipais, prometido pela Administração Pública durante as negociações do reajuste salarial deste ano, será elaborado por uma empresa especializada no assunto. A empresa será conhecida no dia 7 de abril, quando serão abertos os envelopes da licitação lançada nesta sexta-feira, 25.
Caso o processo de licitação ocorra conforme as expectativas da Administração, sem muitos recursos, até 15 de abril será assinado o contrato com a empresa, que terá seis meses para elaborar o plano.
Depois de pronto, o documento passará por avaliação dos servidores, do sindicato da categoria, das entidades de classe e da comunidade, para só depois ir à apreciação dos vereadores.
Apesar de todo o procedimento, o secretário de Administração e Finanças, Michael Zimmermann, acredita que ainda este ano será possível aprovar a proposta, para que passe a valer no ano de 2012.
?Para que tenhamos um plano de carreira bem elaborado, com ganho máximo para o servidor e ônus mínimo para o poder público, precisamos que tudo seja elaborado por uma equipe técnica, por isso vamos terceirizar este serviço?, explica o secretário. Para Michael, a equipe especializada agilizará e otimizará o processo de elaboração do plano.
O atual plano de carreira do serviço público municipal é um conjunto de legislações que no decorrer dos anos foram sendo alteradas e que segundo o secretário de Finanças estão muito antigas e ultrapassadas. ?Precisamos diminuir as diferenças entre o menor e o maior salário e ainda proporcionar aos servidores uma visão ampla da carreira que eles podem construir no serviço público?, destaca.
Para a elaboração do documento serão levados em consideração: a atual legislação sobre o tema; a experiência de outros municípios; e o plano elaborado pelo sindicato da categoria, Sintraspug, em 2007 e que não poderá ser utilizado pois segundo o secretário é inviável.
Sindicato
Sergio Almeida, presidente do sindicato da categoria, destaca que o plano de cargos e salários é importante para a categoria e deveria ser compromisso de todo e qualquer administrador.
?No ano de 2007 protocolamos na administração um plano de cargos e salários feito por uma empresa especializada e no final de 2008 o mesmo foi encaminhado para o Legislativo, porém, segundo os vereadores da época, por força de lei não poderiam votar. O custo deste trabalho todo foi pago com dinheiro do município e do sindicato. No ano passado o mesmo plano entrou novamente na pauta de discussões da negociação salarial e houve por parte da administração o compromisso de revisar o plano já existente a fim de colocá-lo em prática, ocorre que isto não aconteceu e este sindicato ainda no ano passado solicitou uma reunião com representantes da administração, para cobrar o compromisso firmado?, lembra Sergio, que espera ver o plano de carreira idealizado ainda este ano.
![]() |
?Para que tenhamos um plano de carreira bem elaborado, com ganho máximo para o servidor e ônus mínimo para o poder público, precisamos que tudo seja elaborado por uma equipe técnica, por isso vamos terceirizar este serviço? Michael Zimmermann, secretário de Administração e Finanças |
![]() |
?No ano passado o mesmo plano entrou novamente na pauta de discussões da negociação salarial e houve por parte da administração o compromisso de revisar o plano já existente a fim de colocá-lo em prática, ocorre que isto não aconteceu? Sérgio Almeida, presidente do Sintraspug |
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).