Agentes do Departamento de Investigações Criminais (DEIC) detonaram cinco bananas de dinamite na tarde desta sexta-feira, 11, em Ilhota. O explosivo foi utilizado na tentativa de assalto ao caixa eletrônico de uma cooperativa de crédito, localizada próxima a Igreja Matriz São Pio X.
Segundo a Polícia Militar, quatro pessoas invadiram a agência por volta de 3h. ?Não fizeram força para abrir a porta, usando provavelmente um dispositivo para mantê-la aberta?, relata o perito Edilson Manoel dos Santos, do Instituto Geral de Perícias (IGP). A movimentação durante a madrugada chamou a atenção de vizinhos, que avisaram a polícia. Os bandidos fugiram antes da chegada dos soldados da PM, mas conseguiram acender o pavio, que não queimou por inteiro, evitando que o detonador fosse acionado. Nada foi roubado.
A detonação da dinamite ocorreu pouco depois das 13h, em um terreno do outro lado da Rodovia Jorge Lacerda. Os agentes da Polícia Civil dividiram a carga para diminuir o impacto e deram fim ao material em três etapas. Antes de cada uma, o trânsito foi interrompido nos dois sentidos da rodovia e em duas ruas que dão acesso à prefeitura e ao Ginásio de Esportes Osvaldo Teixeira e Mello.
De acordo com o agente da DEIC Fernando Barosa, a dinamite é de um tipo bem comum, usada em pedreiras. ?Destruiria boa parte do banco. Provavelmente os bandidos tinham noção disso por terem acontecido diversos casos semelhantes. O que importava era abrir [o caixa eletrônico] e levar o dinheiro?, afirmou Barosa.
A agência não estará aberta na tarde desta sexta-feira. A estimativa dos funcionários é que o caixa eletrônico volte a funcionar até quarta, 16. A cooperativa de crédito teve danos materiais mínimos, como a porta do caixa eletrônico e a da agência. Segundo o superintendente, Jean Carlos Battistella, a empresa não planeja reforçar a segurança por enquanto. ?Temos alarme, câmera e vigilante, que são exigidos por lei. O que deve haver é reforço no policiamento. Não é a primeira vez que algo desse tipo acontece?, comentou Battistella.
Clique AQUI e veja mais fotos.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).