Polícia Militar já atendeu 115 ocorrências de furto e roubo - Jornal Cruzeiro do Vale

Polícia Militar já atendeu 115 ocorrências de furto e roubo

29/07/2011

Somente no primeiro semestre de 2011 a equipe da Polícia Militar atendeu 79 casos de furtos e 36 casos de roubos em residências e estabelecimentos comerciais da cidade. Os dados foram levantados pelo capitão Adair Alexandre Pimentel, que responde pelo batalhão da Polícia Militar de Gaspar enquanto o comandante, major Moacir Gomes Ribeiro está de licença.

Os números foram computados entre os dias 1º de janeiro e 12 de julho e apesar de parecerem altos, são inferiores aos registrados no mesmo período do ano passado. ?Sempre que a cidade registra um roubo ou um furto surge um debate sobre a criminalidade. Porém, vemos que os casos estão diminuindo, mas a informação chega com mais facilidade, fato que aumenta esta sensação de insegurança na comunidade?, afirma Pimentel.

Os furtos são casos onde o bandido não faz uso de violência, pega o objeto ou dinheiro e sai sem ameaçar ou agredir as vítimas. Dos 79 casos de furto registrados neste ano, 39 foram em estabelecimentos comerciais, dos quais nove foram na área central da cidade.

Já os roubos, também denominados de assaltos, são os casos em que o bandido faz uso de violência ou ameaça às vítimas. Dos 36 casos registrados neste semestre, 31 foram no comércio e destes, seis no Centro.
Pimentel destaca que é importante que a comunidade compreenda e assimile a diferença entre furto e roubo, pois a abordagem policial no momento em que é comunicada da ação de um bandido é específica para cada caso.

Das prisões


Das 2.273 ocorrências atendidas pela equipe da PM neste primeiro semestre, 527 foram ocorrências criminais, que são as que envolvem qualquer ação criminal como lesão corporal, furto, roubo, homicídio, apreensão de drogas e outras. As demais foram ocorrências de auxílios e operações.

?Estes números mostram que nossas ações têm sido muito mais preventivas do que repressivas. Infelizmente temos que reprimir o crime, mas nossa primeira missão é preveni-lo e evitar que ele aconteça. As abordagens policiais têm evitado muitos crimes, mas não temos como mensurá-los, pois agimos antes de eles ocorrerem?, explica o capitão.

As 527 ocorrências criminais resultaram na prisão de 156 pessoas, das quais 43 eram adolescentes menores de 18 anos. ?Isso nos mostra que a juventude precisa de uma ação eficaz com urgência. Quase 30% dos presos eram menores de idade. Por isso temos investido em ações preventivas como o Proerd, por exemplo, que neste ano está atingindo 100% das crianças do quinto ano da cidade?, destaca Pimentel.
As ocorrências criminais também resultaram na apreensão de 19 armas de fogo e este número sim é considerado alto pelos policiais da cidade.

Números do primeiro semestre de 2011

Furtos em residências: 40
Furtos em Comércios: 39 - destes, 9 no Centro
Roubos em residências: 05
Roubos em comércios: 31- destes, 6 no centro
Prisões: 156 - destas, 43 de menores de idade
Apreensões de armas de fogo: 19
Ocorrências atendidas: 2.273 - destas, 527 são de ações criminais

Edição 1313

Comentários

Janaina Ferreira
31/07/2011 19:14
Ações preventivas?? é comum ver todas as noites a escadaria de igreja lotada de adolescentes e maiores bebendo e usando drogas, e quando passa uma viatura da Polícia Militar parece que os policias simplesmente olham para o outro lado e tampão os ouvidos, isso mesmo pois a mulecada fica lá chamando eles de porcos em alto e bom som. Gostaria de perguntar ao Capitão qual o número de policiais na cidade e quantos estão direcionados ao patrulhamento nas ruas, já que se faz quase impossível conseguir o auxílio da polícia quando necessário e que quando vem chega depois de meia hora. Polícia tem que estar na rua e atuante e não ficar se esquivando dessa obrigação que a PM possui querendo ficar só nos quartéis investigando (não sei o quê?) adminstrando (os caprichos dos oficiais) e agora também registrando Boletins de Ocorrência (não sei pra quê se não resolvem nada)....
Mario
31/07/2011 11:30
115 casos para 210 dias = média 0,55 casos/dia. No dia 23/07/2011 `as 22:30hs liguei para o 190 para reclamar do barulho de um imbecil falando no microfone no Colégio Frei Godofredo. Nessa data fiquei sabendo que Gaspar não tem mais o 190 para reclamação. Liguei no fone fixo, onde o Cabo Oliveira disse que Eu teria que ter paciencia porque estavam atendendo 03 ocorrências e reclamou da falta de efetivo. Acho Eu que deveríamos ajudar e, fazer um abaixo assinado para extinguir a PM de Gaspar e colocar tartarugas no lugar.
Rose
29/07/2011 11:13
Bom, 162 dias dividido por 115 roubos/furtos...
Isso quer dizer que a cada 1 dia e meio ocorre um furto/roubo em nossa cidade. Tudo bem, os "casos estão diminuindo".
Mas me parece uma média muito alta para um município como Gaspar! Acho que não podemos nos acomodar e achar que ser roubado a cada 1 dia e meio é uma coisa trivial e aceitável.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.