Policial Militar salva vida de criança pelo 190 - Jornal Cruzeiro do Vale

Policial Militar salva vida de criança pelo 190

14/12/2010

fotopg8abreMD.jpgPolicial ? Polícia Militar, soldado Igor.
Mulher ? Por favor, vem aqui correndo, meu irmão tá se afogando.
Policial ? Como é que é?
Mulher ? Aqui na rua Arnoldo Lessa, na Ilhota, ele tá passando mal, não respira. Por favor!
Policial ? Tem quantos anos a criança?
Mulher ? Ele tem um ano... Por favor!
Policial ? Se acalma... Tais com a criança aí contigo?
Mulher ? (gritos aflitos)
Policial ? Coloca aí na linha alguém que esteja calmo, por favor.
Mulher ? Moço...
Policial ? Te acalma e faz o que eu te pedi.

O desespero da irmã do pequeno Wellington de Lima está gravado na ligação feita pelo COPOM de Gaspar. A mãe, Noemi Ortiz de Lima, de 43 anos, conta o que aconteceu ao meio dia de domingo. ?Eu estava descascando beterraba e ele brincava por perto. Dei um pedaço para ele, que foi para fora e caiu, o que fez com que ele se afogasse?. Ao invés de acionar os bombeiros para que resolvessem a emergência, Noemi ligou para o 190, número do serviço de emergência da Polícia Militar.

O soldado Igor, que atendeu o telefonema, passou todos os passos do procedimento padrão recomendado para a situação: deitar a criança no antebraço, de barriga para baixo, colocar a mão em seu peito, próximo à boca e usar os dedos para manter a boca dela aberta, inclinar um pouco o braço para baixo e dar pequenos empurrões, de leve, nas costas.

A aflição está gravada em palavras e gritos. Foi preciso que o policial alertasse: ?Se tu não te acalmar, a gente não vai salvar a criança? (sic). O pequeno Wellington teve de ser encaminhado para o Hospital Universitário Pequeno Anjo, em Itajaí, pois o pedaço de beterraba foi parar no pulmão da criança.

Os Bombeiros Voluntários de Ilhota levaram o menino ao local, em que ficou em observação por cerca de seis horas. Ele tem agora que tomar antibiótico pois teve um pequeno machucado na garganta durante a remoção do pedaço de comida.

Levado para conhecer o menino, o soldado se sentiu emocionado. ?É muito bom ver a criança. Tenho a sensação de dever cumprido, pois sei que alguém precisou e eu consegui ajudar?. O telefone foi o meio utilizado para que o policial pudesse ajudar a criança. Por isso, soldado Igor destaca que é preciso que seja realmente uma emergência para a pessoa discar o número 190. Ele afirma que trotes podem fazer com que uma vida deixe de ser salva em função de uma brincadeira. ?E depois ainda dizem que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar?, brinca Igor, ao lembrar que na semana passada salvou outro menino, também pelo chamado do 190. O oficial tem uma filha de nove anos, e por isso, disse poder imaginar o sofrimento pelo qual os pais passaram.


fotopg8boxMD.jpgDois socorros em apenas uma semana


Esta foi a segunda vez em uma semana que o soldado Igor passou pela mesma situação. Na primeira vez que aconteceu, no dia 5 de dezembro, domingo da semana passada, o socorrido foi Henrique Gabriel Novaes, de apenas 9 meses, que havia se afogado com a própria saliva. ?Da primeira vez, o bebe já estava roxo, mas consegui acalmar a pessoa que falava comigo. O pai me ligou no mesmo dia para agradecer o que fiz?, conta o policial. Na manhã desta segunda-feira, ele foi à Ilhota conhecer quem era o primeiro dos meninos que ajudou a salvar, e à tarde voltou à cidade para ver o segundo. Os registros destes momentos de felicidade ficaram gravados não apenas na memória, mas também nas fotografias que ilustram esta reportagem.

 

edição 1255

Comentários

evertonpereira
13/04/2013 18:29
É um prazer trabalhar com uma pessoal tão competetente e profissional no que faz... meu parabens Sd igor exemplo para todos de respeito e humildade com a população.
Marisa
15/12/2010 21:03
Deus coloca Anjos na Terra para ajuda -lo , e esse se chama Igor.Obrigado por existir
Joisi
15/12/2010 16:05
Parabéns ao Sd Igor pelo seu profissionalismo. Merece ser promovido.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.