Durante a semana em que se comemora o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, 1º de dezembro, diversos municípios organizam ações de conscientização sobre a prevenção da doença. Em Gaspar não vai ser diferente. Desde ontem, segunda-feira, a Secretaria de Saúde de Gaspar está realizando exames de prevenção em alguns postos de saúde da cidade. Ontem foi a vez do bairro Bela Vista realizar o exame em sua unidade. Durante o dia de hoje, interessados em fazer o exame de prevenção podem ir até o posto de saúde do bairro Barracão. Já amanhã, o exame acontece no posto de saúde do bairro Gasparinho.
Além dos exames, a Secretaria realiza ainda na quinta-feira, dia 1º, uma ação especial na Praça Getúlio Vargas. A abertura do evento tem início marcado para as 11h, quando alunos do Centro Educativo Maria Hendricks farão uma apresentação. Apresentações de música e capoeira também farão parte da programação. Na ocasião, serão oferecidas orientações sobre a prevenção do contágio da Aids.
Atualmente, Gaspar atende cerca de 150 pacientes portadores do HIV. Segundo a enfermeira Camilla Schramm, o preconceito com a doença ainda é muito grande na cidade. ?Muitas pessoas acabam procurando tratamento em postos de outras cidades justamente pelo preconceito. Eles têm vergonha de se tratar na cidade onde moram?, declara a enfermeira. No total de atendimentos realizados em Gaspar estão inclusos pacientes de outras cidades da região.
Tratamento
Há alguns anos, receber o diagnóstico de portador de AIDS era quase uma sentença de morte.
Atualmente, o portador pode conviver com o vírus normalmente, por um longo período. Isso tem sido possível devido aos avanços tecnológicos, que proporcionam medicamentos cada vez mais eficazes. Segundo Camilla, quando o primeiro exame de HIV é positivo, é realizada uma nova coleta para ter certeza do resultado. ?Quando a doença é confirmada, o paciente passa a receber um tratamento com acompanhamento de médicos especializados e psicólogo?. O objetivo dos tratamentos realizados é reduzir a quantidade de HIV na corrente sanguínea do paciente.
Dia Mundia da Luta contra a Aids visa amenizar o preconceito
O primeiro dia do mês de dezembro foi a data escolhida como o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidades, com o objetivo de amenizar o preconceito sofrido pelos portadores do HIV. No Brasil, a data foi estabelecida a fim de alertar a população sobre as formas de transmissão da doença e os avanços da mesma. Desde 1980 até 2011, foram registrados mais de 65 mil casos de AIDS em jovens de 15 a 24 anos, sendo que 57% são do sexo masculino e 43% do sexo feminino. Entre os menores de cinco anos de idade, casos relacionados a transmissão de mar para o filho durante a gravidez caíram 41% entre os anos de 1998 e 2010.
Este ano, a campanha do Dia Mundial de Luta contra a AIDS levou o slogan ?A AIDS não tem preconceito.
Previna-se?, com o intuito de reforçar a necessidade de discutir questões relacionadas à vulnerabilidade da AIDS entre jovens gays de 15 a 24 anos e entre pessoas vivendo com o HIV, além de buscar uma sociedade sem preconceito quanto a diversidade sexual.
Edição 1347
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).