Pré-Conferência discute saneamento básico em Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Pré-Conferência discute saneamento básico em Gaspar

06/10/2009

11MD.jpgRepresentantes das Associações de Moradores e das escolas da cidade participam na noite desta terça-feira da 1ª Pré-Conferência Municipal de Saneamento. O encontro está marcado para as 19h30 no Auditório da Prefeitura e terá também a presença da equipe técnica do Samusa e de representantes do Conselho Municipal de Saneamento.

Fernanda Gelatti, engenheira ambiental do Samusa, explica que o objetivo do encontro é apresentar para as lideranças o que determinam as leis federal, estadual e municipal sobre o tema e os serviços que compõem o saneamento. "Queremos mostrar o que é o saneamento e discutir com estas lideranças quais as necessidades de saneamento em seus bairros para que possamos levantar subsídios para a Conferência Municipal, que acontece no mês de novembro", explica Fernanda.

Os serviços que compõem o saneamento básico são o abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, e a drenagem e manejo das águas pluviais. Segundo Fernanda, apenas os três primeiros são de responsabilidade do Samusa, o último é executado pelas Secretarias de Obras e de Planejamento.

Os assuntos serão discutidos com os participantes, que responderão a um questionário elaborado pela equipe do Samusa com base no questionário modelo da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental. Os resultados serão apresentados na Conferência Municipal de novembro, que resultará na elaboração do Plano Municipal de Saneamento. Fernanda explica que é através do Plano Municipal que o município prevê a elaboração de projetos e consequente vinda de recursos para serem aplicados na cidade.

 Esgotos

No mês de setembro o Samusa executou 16 obras de esgoto em diversos bairros de Gaspar. Do total, oito foram ligações de esgoto e oito de tubulação.

Os bairros atendidos pela autarquia foram: Macuco, Santa Terezinha, Lagoa, Margem Esquerda, Figueira, Gasparinho, Coloninha, Sete de Setembro, Bela Vista e Belchior Alto.

Comentários

Rafael Morgado
06/10/2009 06:56
Vai é chover reclamação por causa do caso do lixo não recolhido. Deviam é fazer "conferência" da coleta, pra conferir as queixas da população.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.