Prefeitura apresenta estudo para solucionar alagamentos no Bela Vista - Jornal Cruzeiro do Vale

Prefeitura apresenta estudo para solucionar alagamentos no Bela Vista

03/05/2011


A Secretaria de Transporte e Obras apresentou nesta segunda-feira (2) para a comunidade do bairro Bela Vista o projeto preliminar que pretende acabar com os alagamentos em dias de chuva. A apresentação do estudo foi realizado com o Engenheiro Civil e professor da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Ademar Cordero.

Segundo o Cordero dois problemas de execução do sistema de drenagem pluvial causam os alagamentos no bairro. A tubulação tem um diâmetro menor que o necessário e não existe declive na tubulação para que a água da chuva seja levada até o rio.

Segundo o estudo preliminar realizado, existem duas soluções possíveis. A primeira é trocar parte da tubulação e rebaixar a cota em um metro da existente. Já a outra solução é instalar um sistema de bombeamento para dar mais vazão à àgua.

O Secretário Soly Waltrick Antunes Filho afirmou que agora este projeto preliminar será apresentado ao executivo. ?Iremos escolher a melhor solução e realizar um levantamento da verba necessária para a solução do problema do bairro?, garantiu. Uma nova reunião acontecerá em julho, em que será apresentado o projeto que será executado à comunidade.

Comentários

cecilia werner
04/05/2011 16:08
A quantidade asustadora de água que acumula nas plainície nas chuvas fortes são as conseguencias dos desmatamentos nas montanhas matas aciliares é a melhor e a unica segurança e prevenção.redus 80% da velocidade e tambem envita desmoronamento e o desequilibrio ecologico e ambiental plante árvore plante segurança e vida do planeta e das futuras geraçães .
Marcos Augusto
04/05/2011 08:44
Jogar lixo em rios é uma cultura primitiva. As pessoas herdaram e hoje não existe uma política para mudar isso. Não existe um planejamento urbano sério. Não há nas cidades locais para um fim adequado aos entulhos. E não é simplesmente recolher o lixo, é preciso educar e criar um plano de contingência.

Jogar lixo em rios é considerado crime ambiental inafiançável. De acordo com o professor Rorig, a prática pode render multa e prisão.
Para o Geógrafo e Oceanógrafo, Marcus Polette, a grande quantidade de resíduos encontrados no rio revela o preocupante comportamento da sociedade.

- Dados do IBGE mostram que 96% da população brasileira é alfabetizada, mas pelo o que vemos falta conscientização ambiental. Estamos precisando de uma reflexão maior. Tudo isso mostra que a política ambiental que temos hoje é insuficiente.

DENUNCIE

Despejo de lixo em rios é crime e pode ser denunciado aos órgãos de proteção do meio ambiente ou a polícia
- Blumenau: (47) 3326-3733
- Itajaí: (47) 3348-8031
- Polícia Militar: 190

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.