O imóvel, anteriormente conhecido como ‘Casa Rosa’ e destinado às mulheres gasparenses, agora se transforma na ‘Casa Azul’ da Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA) Gaspar, um local de acolhimento e apoio para pessoas autistas e suas famílias. O novo espaço está situado na Rua Joinville, no bairro Coloninha.
Desde 2017, a AMA Gaspar desenvolve um trabalho exemplar na promoção da inclusão social e escolar, buscando a melhoria da qualidade de vida das pessoas com autismo e seus familiares. A entidade foi reconhecida como utilidade pública municipal em 2023.
Suas iniciativas abrangem desde o acolhimento de familiares até o fornecimento de cestas básicas, apoio psicológico, orientações e encaminhamentos para terapias, além de promover exposições de arte e palestras educativas em escolas, comércios e empresas.
O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, comenta sobre a ação. “Esta permissão simboliza não apenas a concessão de um imóvel, mas um compromisso com a inclusão e a valorização das pessoas autistas em nossa comunidade. É um momento histórico para Gaspar, e a ‘Casa Azul’ será um local de acolhimento e apoio para aqueles que tanto precisam. Agradeço à AMA Gaspar pelo trabalho e reafirmo nosso compromisso com a causa”.
O prefeito ainda relembra todas as ações já realizadas em prol da causa, como a implantação do Integrar, que oferece atendimento multidisciplinar para crianças com TEA que frequentam a rede municipal de ensino.
A permissão de uso é uma concessão específica que permite à AMA Gaspar utilizar o espaço para realizar suas atividades em prol das pessoas autistas, sem se tornar proprietária do imóvel. Essa concessão é uma forma de apoio institucional por parte da prefeitura para fortalecer as ações da AMA Gaspar em benefício da comunidade autista local.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).