Dezenas de policiais se deslocaram ao loteamento Jardim das Arábias, no bairro Minas, em Ilhota, para dar apoio aos oficiais de justiça que foram cumprir um mandado de despejo contra cinco famílias que após as cheias de setembro invadiram algumas casas do loteamento. A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira, 28, e chamou a atenção das outras 80 famílias que residem na localidade. ?Moro aqui há três meses, recebemos estas casas da Prefeitura, e ainda havia cinco vazias. Estas famílias chegaram depois da enchente?, conta o morador Joel dos Santos.
Toda a ação foi acompanhada pelo prefeito Ademar Felisky, que afirma ter tentado conversar com as famílias invasoras, porém, como não houve consenso, acabou entrando com um mandado na justiça. ?O juiz deferiu liminar favorável nesta terça-feira e hoje estamos aqui acompanhando a ação. Estas famílias não podem invadir estas casas, elas serão entregues a outras famílias pela assistência social?, explica o prefeito. Segundo Ademar, as famílias invasoras serão levadas para a casa de amigos e parentes. Aqueles que não tiverem para onde ir vão receber auxílio através do aluguel social, da assistência social, por um período pré-determinado.Josué Espinoza, 24 anos, foi um dos invasores. Segundo ele, a casa onde morava de favor está interditada desde 2008 e em setembro voltou a ser atingida pelas cheias. ?A gente não tem pra onde ir, por isso viemos para cá. Agora vou ter que pedir ajuda para os amigos?, conta o jovem pai, que está desempregado e a esposa está de licença maternidade.
Policiais
Policiais Militares e Civis foram acionados para dar apoio à ação e evitar qualquer resistências das famílias. Major Gomes, comandante da PM de Gaspar, explica que além de sua equipe, também foram acionados policiais do PPT de Brusque, Blumenau e Itajaí para dar apoio.
Edição 1330
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).