Você sabia que entre os dias 3 e 7 de novembro, microempreendedores individuais de Gaspar terão uma semana inteira dedicada a orientações e atendimentos especiais? A ação, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, em parceria com o Sebrae e as Salas do Empreendedor, tem como foco apoiar a regularização e o fortalecimento dos pequenos negócios do município.
Durante a Semana, o Espaço do Empreendedor de Gaspar oferece gratuitamente serviços como formalização de novos MEIs, renegociação e parcelamento de dívidas, regularização da declaração anual (DASN-SIMEI), alteração ou baixa do registro, orientação sobre migração para ME, além de capacitações e consultorias para o desenvolvimento dos negócios e esclarecimento de dúvidas.
O foco está no atendimento de MEIs notificados para desenquadramento, seja por débitos com a Receita Federal ou com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), ou por faturamento superior ao limite anual de R$ 81 mil. Também podem buscar atendimento empreendedores próximos ao limite ou interessados em migrar para a categoria de Microempresa (ME).
A ação ocorre simultaneamente em mais de 185 municípios catarinenses. Atualmente, Gaspar possui 8.913 MEIs ativos, o que representa 54,89% das empresas do município.
O desenquadramento é quando uma empresa deixa de se enquadrar em um regime tributário especial, como o MEI ou Simples Nacional, passando para outro enquadramento, como Lucro Presumido ou Lucro Real. O prazo comum para regularização é de 90 dias, e por isso a campanha é considerada uma oportunidade para manter a formalização e evitar penalidades.
As principais causas de desenquadramento são o faturamento anual acima de R$ 81 mil, contratação de mais de um funcionário, pagamento de salário acima do permitido, inclusão de sócio ou participação em outra empresa, entre outros critérios.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).