Prefeitura inicia horário de verão a partir desta segunda-feira - Jornal Cruzeiro do Vale

Prefeitura inicia horário de verão a partir desta segunda-feira

19/10/2010

pg05MD.jpgDona Corina da Costareinert  saiu de casa para resolver algumas questões do marido, um servidor aposentado, na Prefeitura de Gaspar no início da tarde desta segunda-feira, 18, e ao chegar ao local encontrou as portas fechadas, sem nenhum aviso de que a Prefeitura está atendendo em horário de verão até o dia 21 de janeiro de 2011.

A falta de divulgação na mudança do horário de atendimento deixou a moradora do bairro Margem esquerda incomodada. ?Eles mudam o horário sem avisar a população. Se soubéssemos teríamos vindo de manhã, mas de tarde é melhor, pois viemos de carona. Agora perdemos a viagem e precisávamos resolver estas questões com urgência?, reclama a senhora de 64 anos.

A decisão de alterar o horário de expediente da Administração Pública para o período matutino, das 7h às 13 horas, foi tomada na quinta-feira da semana passada, após reunião com os secretários municipais. A mudança, conforme explica o chefe de Gabinete, Doraci Vanz, foi uma medida quase obrigatória. ?Não queríamos adotar este horário e, inclusive, somos contra esta medida, porém, precisamos tomar esta decisão pois as obras de reforma do paço municipal nos exigiram isso?, justifica.

Segundo Doraci, as obras estavam atrapalhando o dia-a-dia de trabalho dos servidores municipais e para evitar estes transtornos, e também dar celeridade ao processo, os administradores optaram por modificar o horário de expediente. ?Assim, a parte mais leve da obra será realizada pela manhã, e no período da tarde a empreiteira poderá acelerar os trabalhos e fazer a parte mais pesada da obra, sem oferecer riscos a ninguém?, explica o chefe de Gabinete. A expectativa é de que, com esta mudança, a empreiteira finalize as obras de reforma e ampliação do paço municipal até o mês de dezembro.

A mudança do horário também deverá gerar uma redução de 20% nas despesas da Administração Pública.

De todas as secretarias municipais, apenas a de Saúde continuará atendendo a comunidade normalmente. Segundo o secretário Francisco Hostins Junior, a decisão de não reduzir o expediente ocorreu em função da necessidade garantir os atendimentos à saúde da população. ?Claro que nossos servidores também gostariam de reduzir o expediente, mas nossa preocupação é com a população, que continuará sendo normalmente atendida?, destaca. As escolas e CDIs também continuarão atendendo normalmente.


Atendimento será paralisado a partir de 21 de dezembro

O novo horário de atendimento da Prefeitura de Gaspar será mantido até o dia 21 de dezembro, quando toda a equipe da Administração Pública entrará em férias coletivas e o paço municipal permanecerá de portas fechadas até o dia 21 de janeiro.

O período de férias coletivas é uma medida adotada anualmente pela Prefeitura de Gaspar para garantir as férias de todos os servidores municipais. Segundo Doraci, neste período, todos os serviços essenciais serão mantidos em sistema de plantão.

A partir do dia 24 de janeiro de 2011, o atendimento no paço municipal voltará ao normal, com expediente das 8h às 12h e das 13h às 17h.


Samae também muda horário de atendimento

O Serviço Autonômo Municipal de Água e Esgoto, Samae, também adotou o horário de verão e reduziu o horário de expediente desde ontem, segunda-feira, 18. O novo horário será mantido até o dia 21 de dezembro, quando a autarquia também entrará em férias coletivas, e voltará ao normal no dia 24 de janeiro de 2011.

Veja os horários do Samae:

- Setor Administrativo: das 7h às 13h e o atendimento diretamente ao consumidor (no balcão) das 7h às 13h e em regime de plantão das 13h às 17h.
- Serviços de manutenção, tratamento e distribuição de água: horário normal e através de plantão
- Coleta regular e seletiva de lixo: horário normal


Maioria das cidades da região mantém horário normal de atendimento

Entre as cidades vizinhas de Gaspar, apenas Blumenau também adotou o horário de verão no expediente desde esta segunda-feira, 18. Na cidade da Oktoberfest o novo horário será mantido até o dia 20 de fevereiro. A decisão de modificar o horário, conforme divulgação da assessoria de imprensa da prefeitura da cidade vizinha, é para garantir a redução das despesas administrativas, que devem cair 25% neste período. Em Brusque, Ilhota e Itajaí, o horário de expediente das Prefeituras continua igual e sem previsão de redução, conforme consulta feita pela equipe de reportagem do Jornal Cruzeiro.

Comentários

Ricardo Lewandowski
20/10/2010 11:17
Não que eu concorde com essa medida adotada pela Prefeitura, mas com relação ao comentário de Sueli, cumpre-me informar que a Prefeitura de Blumenau também está procedendo da mesma forma este ano.
sueli
19/10/2010 08:54
só aqui em Gaspar mesmo, em outras cidades não existe esse tipo de coisa, que vergonha!!!!!! É Gaspar.
Adalberto Lopes
19/10/2010 07:19
Coisa de vadios, de folgados, nem mais nem menos. Não tem justificativa, moral ou prática para esse horário de verão. É um tapa na cara do povo que trabalha normalmente até o fim do ano, começo de ano, e po aí vai.... muitos nem terão folga pra aproveitar as festas de fim de ano. Absurdo demais. Será que esse pessoal da prefeitura não sabe o que é ter vergonha na cara??
roberto basei
18/10/2010 20:17
Meu caro Carlos.

Existe profissões e profissões, mas no seu argumento existe muitas contradições, não podemos generalizar dessa forma, o estado é formado por Executivo, Legislativo e Judiciario, não é possivel por todos numa vala comum.
Veja, para dar aulas por exemplo, o Professor é a extensão do que pretende o Executivo que foi eleito, ele precisa planejar e para planejar precisa saber o que, para que e para quem, não é assim, simplesmente vai para uma sala de aulas, pois esta lidando com pessoas e pessoas que nos dias de hoje se encontram alguem que não está preparado sera tripudiado e essa pessoa não fica na educação.
Pois quando o aluno aprende é porque é inteligente, e se não aprende é culpa do Professor, que tudo deve fazer e nada pode, pois a politica tem aparelhado as direções das escolas e não interessa se é competente ou não, veja bem na maioria das vezes o que importa é a quantidade de votos.
Uma criança quando não aprende no primeiro ano, será marcado para o resto da sua vida, acho não tenho a certeza que uma pessoa quando lida com o futuro de uma criança, jamais pensara em errar, se ocorre o erro é por pura fatalidade,
Ainda esse professor trabalha com até 40 crianças em sala de aula e passa seus fins de semana, corrigindo, provas e trabalhos de uma carga horaria escessiva com a maior absoluta certeza da muito mais de 44 horas semanais, meu caro a que se ver não é o funcionário que decide e sim o executivo, precisamos votar melhor isso sim.
Para finalizar
Elisangela
18/10/2010 19:38
Olha Carlos se vc tem inveja do servidor público, faça por merecer! Estude, preste um concurso e se aprovado ingresse na carreira pública, tenha 03 anos de estágio probatório sendo avaliado e daí vc não precisará mais ter inveja, pois, segundo o ditado: Inveja é falta de competência...
Expresse sua opinião mas não generalize as coisas.
Maria Cecilia Duarte
18/10/2010 17:45
Que vergonha está a Prefeitura de Gaspar.
Acho um descaso com a população gasparesense.
Está na hora de acordar.
Que decepção. Tantos cargos comissiobnados ganhando no minimo 1500,00 para trabalhar meio periodo. Que vergonha.
Tenho as vezes vergonha de ser gasparense
Carlinhos
18/10/2010 17:17
Com a chega do Verão, aposto com vc Gilberto um saudavel e gostoso copo de caldo de cana, que:

Veremos a maioria dos cargos comissionados, leia-se: Mario Mesquita, Doraci Vans, Junior, Patricia, Solly, Hostert, Reinert e outros, fazendo bandeiraço para a Dilma no segundo turno.

E bem coisa de Pedro Celso Zuchi e Mariluci arrumarem a desculpa do hárario de verão para fazerem campanha para a Dilma, é para ver se conseguem eleger alguem.

E daquele de Serra neles.
Joao
18/10/2010 16:44
A desculpa de amarelo da Administração para justificar o horário de verão é a reforma do prédio da Prefeitura, pergunto então se esta acontecendo reformas também na Secretaria de Obras, Assistencia Social e Samae?
VK
18/10/2010 15:50
Se diminuir o expediente das 7:00 as 13:00 traz economia então vamos tirar um pouco de pessoal de dentro da prefeitura, pois se estão trabalhando menos horas e dão conta de todas as tarefas tem gente sobrando, ou não????????????????
Carlos
18/10/2010 15:45
Nada contra o servidor publico, mas da inveja... É maravilhoso não ter que lutar pelo cliente, não se preocupar se estamos atendendo bem ou mal, com pesquisa de satisfação dos serviços que prestamos. Bem ou mal, temos que engolir seco os péssimos serviçoes pubicos que nos são ofericidos... Nós do setor privado, temos que trabalhar 44h semanais, ou mais, e obrigatoriamente apresentar retornos, resultados... caso contrário, alguém vai ocupar o nosso lugar...
José Barreto
18/10/2010 15:06
Começou a palhaçada...Na verdade, a palhaçada começou no dia 01/01/2009, né? É um bando mesmo. Não é a toa que a "gasparense honorária" tomou um sarrafo daqueles por aqui.
Clovis Basílio dos Santos
18/10/2010 14:56
Opa, que coisa boa hein, trabalhando só meio expediente. Se está faltando serviço, que tal demitir os 17 assessores comissionados, contratados sem concurso público, hein, seu prefeito? Fica a dica e os cofres públicos agradecem...

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.