Dona Corina da Costareinert saiu de casa para resolver algumas questões do marido, um servidor aposentado, na Prefeitura de Gaspar no início da tarde desta segunda-feira, 18, e ao chegar ao local encontrou as portas fechadas, sem nenhum aviso de que a Prefeitura está atendendo em horário de verão até o dia 21 de janeiro de 2011.
A falta de divulgação na mudança do horário de atendimento deixou a moradora do bairro Margem esquerda incomodada. ?Eles mudam o horário sem avisar a população. Se soubéssemos teríamos vindo de manhã, mas de tarde é melhor, pois viemos de carona. Agora perdemos a viagem e precisávamos resolver estas questões com urgência?, reclama a senhora de 64 anos.
A decisão de alterar o horário de expediente da Administração Pública para o período matutino, das 7h às 13 horas, foi tomada na quinta-feira da semana passada, após reunião com os secretários municipais. A mudança, conforme explica o chefe de Gabinete, Doraci Vanz, foi uma medida quase obrigatória. ?Não queríamos adotar este horário e, inclusive, somos contra esta medida, porém, precisamos tomar esta decisão pois as obras de reforma do paço municipal nos exigiram isso?, justifica.
Segundo Doraci, as obras estavam atrapalhando o dia-a-dia de trabalho dos servidores municipais e para evitar estes transtornos, e também dar celeridade ao processo, os administradores optaram por modificar o horário de expediente. ?Assim, a parte mais leve da obra será realizada pela manhã, e no período da tarde a empreiteira poderá acelerar os trabalhos e fazer a parte mais pesada da obra, sem oferecer riscos a ninguém?, explica o chefe de Gabinete. A expectativa é de que, com esta mudança, a empreiteira finalize as obras de reforma e ampliação do paço municipal até o mês de dezembro.
A mudança do horário também deverá gerar uma redução de 20% nas despesas da Administração Pública.
De todas as secretarias municipais, apenas a de Saúde continuará atendendo a comunidade normalmente. Segundo o secretário Francisco Hostins Junior, a decisão de não reduzir o expediente ocorreu em função da necessidade garantir os atendimentos à saúde da população. ?Claro que nossos servidores também gostariam de reduzir o expediente, mas nossa preocupação é com a população, que continuará sendo normalmente atendida?, destaca. As escolas e CDIs também continuarão atendendo normalmente.
Atendimento será paralisado a partir de 21 de dezembro
O novo horário de atendimento da Prefeitura de Gaspar será mantido até o dia 21 de dezembro, quando toda a equipe da Administração Pública entrará em férias coletivas e o paço municipal permanecerá de portas fechadas até o dia 21 de janeiro.
O período de férias coletivas é uma medida adotada anualmente pela Prefeitura de Gaspar para garantir as férias de todos os servidores municipais. Segundo Doraci, neste período, todos os serviços essenciais serão mantidos em sistema de plantão.
A partir do dia 24 de janeiro de 2011, o atendimento no paço municipal voltará ao normal, com expediente das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Samae também muda horário de atendimento
O Serviço Autonômo Municipal de Água e Esgoto, Samae, também adotou o horário de verão e reduziu o horário de expediente desde ontem, segunda-feira, 18. O novo horário será mantido até o dia 21 de dezembro, quando a autarquia também entrará em férias coletivas, e voltará ao normal no dia 24 de janeiro de 2011.
Veja os horários do Samae:
- Setor Administrativo: das 7h às 13h e o atendimento diretamente ao consumidor (no balcão) das 7h às 13h e em regime de plantão das 13h às 17h.
- Serviços de manutenção, tratamento e distribuição de água: horário normal e através de plantão
- Coleta regular e seletiva de lixo: horário normal
Maioria das cidades da região mantém horário normal de atendimento
Entre as cidades vizinhas de Gaspar, apenas Blumenau também adotou o horário de verão no expediente desde esta segunda-feira, 18. Na cidade da Oktoberfest o novo horário será mantido até o dia 20 de fevereiro. A decisão de modificar o horário, conforme divulgação da assessoria de imprensa da prefeitura da cidade vizinha, é para garantir a redução das despesas administrativas, que devem cair 25% neste período. Em Brusque, Ilhota e Itajaí, o horário de expediente das Prefeituras continua igual e sem previsão de redução, conforme consulta feita pela equipe de reportagem do Jornal Cruzeiro.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).