Excelente notícia aos artesãos de Gaspar. A Secretaria de Educação, juntamente à Diretoria Cultura, vai promover uma capacitação aos profissionais locais do setor para obterem a Certeira Nacional da categoria. A formação está marcada para o dia 4 de novembro, a partir das 14h, na Câmara Municipal de Gaspar. Serão disponibilizadas apenas 50 vagas. Portanto, interessados podem se inscrever através do link: https://forms.gle/cig6VLUpmwuaCqrN8. O formulário permanecerá aberto até o preenchimento das vagas.
A Carteira Nacional do Artesão é uma identificação para os trabalhadores do setor, vinculada ao Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), do Governo Federal. A carteira permite o acesso aos incentivos fiscais, isenção do ICMS na comercialização dos produtos, facilidade de acesso ao microcrédito e possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins previdenciários, entre outros benefícios. A emissão deste documento é gratuita, sem anuidade ou taxa de adesão.
Diretora de Cultura, Bruna Basei explica a importÂncia do documento. “Sabemos que uma das grandes expressões culturais presentes em Gaspar é o artesanato, elemento que reúne e resgata a identidade do nosso povo. A política de artesanato precisa ser encarada como uma profissão. Os artesãos são profissionais. Muitas pessoas entendem como simples hobby, mas o artesanato sustenta muitas famílias”.
Os artesãos que participarem da capacitação devem apresentar, no mínimo, três peças de sua autoria e uma para confecção no ato da avaliação. Entre os exemplos de artesanato estão: o crochê, tricô, artesanatos com papel, madeira, cerâmica, tecidos, produtos recicláveis, entre outros. Ainda, será necessário levar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4.
A Carteira Nacional do Artesão foi criada em 2015, por meio da Lei nº 13.180/2015, e está disponível em todos os estados e no Distrito Federal. A iniciativa busca promover políticas públicas de inclusão social.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).