Prefeitura vai reforçar bloqueio para impedir passagem por pinguela em estado precário em Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Prefeitura vai reforçar bloqueio para impedir passagem por pinguela em estado precário em Gaspar

09/01/2025

Na próxima semana, a secretaria de Obras de Gaspar vai instalar um tapume para impedir de vez a passagem pela pinguela da rua Ponte Serrada, que liga os bairros Coloninha e Gasparinho. Isso porque a passarela está em estado precário, o que coloca em risco a vida de quem passa por ela.

Em novembro de 2024, uma barrigada (monte de barro) foi instalada para proibir a passagem. Porém, ela não foi o suficiente e pedestres continuam utilizando aquele local. O monte de barro que sobrou será removido para a instalação do tapume. “Essa é uma medida temporária, até que possamos efetuar os reparos necessários para que a ponte esteja segura para travessia. Enquanto estiver interditada, a secretaria de Obras fará uma manutenção preventiva para liberarmos para a utilização da comunidade”, disse o prefeito Paulo Koerich.

Relembre:

Em junho de 2018, o Cruzeiro do Vale noticiou o medo e a insegurança dos moradores que precisam utilizar a pinguela. O local estava com tábuas podres, cabos de aço enferrujados e tinha buracos na cerca de proteção. Dias depois, a Defesa Civil interditou a passagem por ela. A comunidade, porém, não respeitou a placa de interdição e foi necessário abrir um vão no chão para inibir completamente a passagem de pedestres. A ponte pênsil entrou em reforma e, quase dois meses depois, com custo total de cerca de R$65 mil, foi liberada para a comunidade.

Passados seis anos, em outubro de 2024, a estrutura voltou a colocar em risco a vida dos pedestres que passam pela ponte para encurtar o caminho. Ela foi interditada com uma placa e um monte de barro, que não foi o suficiente para inibir a passagem. Agora, a previsão é de que, na próxima semana, um tapume seja instalado para proibir de vez a passagem.

Linha do tempo em fotos:


2018: pinguela em estado precário



2018: Defesa Civil interdita, mas comunidade não respeita



2018: passagem liberada após dois meses de reformas

 


Outubro de 2024: pinguela em estado crítico, prefeitura instala barricada com monte de barro

 

Janeiro de 2025: comunidade continua passando pelo local, 'escalando' barricada





Janeiro de 2025: prefeitura diz que vai instalar, na semana de 13 de janeiro, tapume para impedir passagem totalmente.



 

 

 

 

 

 

 

Edição 2185

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.