Quando ainda era agente de saúde, Lucila Melita Losch Pereira, 58 anos, sofreu dois infartos. Chegou um dia em casa acompanhada de uma colega de trabalho, muito cansada e estava falando ao telefone com o enfermeiro da unidade de saúde de seu bairro quando teve um mal súbito.
Sentiu náuseas, tontura e pediu para que a amiga fosse pegar um copo de água, mas foi ao chão antes mesmo que a amiga conseguisse atendê-la. No mês de janeiro ela precisou fazer um cateterismo para diagnosticar a situação em que estava seu coração e sistema circulatório após os infartos.
Lucila não teve sequelas e conta que seu caso é consequência da hipertensão que sofre. ?Tomo remédio para controlar a hipertensão. Como agente de saúde ouvi muito as pessoas falando que a hipertensão não é doença, mas ela precisa ser levada a sério e ser tratado?. De acordo com o médico cardiologista Ricardo Beduschi, a hipertensão é um dos quatro fatores principais que causam problemas de coração. Os outros são diabetes, o hábito de fumar e colesterol/triglicerídeos.
?Doenças cardiocirculatórias matam mais e deixam mais pessoas impossibilitadas do que guerras, Aids ou acidentes de trânsito?, revelou o médico. Por isso ele destaca a importância da prevenção dos quatro principais fatores que levam a estas doenças através de hábitos de vida saudáveis e acompanhamento médico.
Ele afirma que de 20 a 30% da população mundial, e a gasparense é uma amostragem desta, sofre de pressão alta e que grande parte não sabe disso, pois não sente os sintomas.
Doutor Ricardo conta que problemas emocionais, como depressão, angústia e ansiedade, podem levar a pessoa a procurar um cardiologista por sentir sintomas como falta de ar, dor no peito e palpitação.
Ele ressalta ainda que o colesterol pode ser genético, em casos em que o próprio organismo produz a gordura.
?Para todos estes fatores, o fundamental é a prevenção, principalmente para quem já tem histórico deles na família?.
As consequências da falta de prevenção e tratamento ? com medicamentos e dieta ? do colesterol, triglicerídeos, hipertensão e diabetes são infartos, derrames e morte súbita.
Mas, de acordo com o médico, tomando as atitudes corretas evita-se esta linha final.
Semana Nacional do Coração
Para combater todos estes problemas, foi instituída a Semana Nacional do Coração, que acontece de 4 a 8 de abril.
Em Gaspar, durante estes dias, haverá orientação internas nos postos de saúde, com pequenas palestras nas salas de espera para informar à população a importância da prevenção de doenças cardíacas.
Hábitos saudáveis evitam a doença
Segundo o médico, outros problemas que agravam as doenças cardíacas são obesidade, falta de exercícios, estresse, ansiedade e propensão genética. Mas com hábitos de vida saudáveis é possível evitar ou ajudar a controlar os níveis de tais doenças. Observe as dicas que o cardiologista dá para cada um dos problemas citados no texto acima.
Pressão alta: Menos sal na comida, atividades físicas e tempo reservado para lazer. Obesidade e estresse podem vir a piorar a situação do hipertenso.
Diabetes: Evitar doçura em excesso, manter o peso ideal. ?Pessoas saudáveis vivem mais e isto é comprovado em pesquisas?, declara o médico.
Colesterol/triglicerídeos: Para evitar o colesterol, é preciso evitar o consumo exagerado de gordura. No caso dos triglicerídeos, doçuras, carboidratos e bebidas alcoólicas, principalmente cerveja, agravam a situação.
Hábito de fumar: Para de fumar ou diminuir o máximo possível a quantidade de cigarros. ?Veneno é ruim em qualquer dosagem, mas quanto menos, melhor?, finaliza o médico.
edição 1279
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).