Previsão do tempo aponta chuva e risco de alagamentos em Gaspar no fim de semana - Jornal Cruzeiro do Vale

Previsão do tempo aponta chuva e risco de alagamentos em Gaspar no fim de semana

18/06/2021
Previsão do tempo aponta chuva e risco de alagamentos em Gaspar no fim de semana

Atenção, catarinense! A previsão do tempo para sábado e domingo, dias 19 e 20 de junho, aponta chuva com risco de alagamentos e deslizamentos em municípios de ao menos cinco regiões do estado. De acordo com a Defesa Civil, isso se deve à presença de instabilidade, circulação marítima e formação de um sistema de baixa pressão atmosférica.

Conforme informado pelo órgão, as áreas do Litoral Norte e Sul, Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí podem ter o registro de acumulados acima de 100 milímetros com possibilidades de alagamentos. Estima-se que as chuvas comecem já na manhã de sábado, com prvisão de pararem ao meio-dia de domingo.

Estudos do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) indicam temporais com trovoadas em curto intervalo de tempo, com volumes de 60 a 80 milímetros. O fim de semana deve registrar mais intensidade nas chuvas na madrugada, principalmente na da Grande Florianópolis e Litoral Sul.

Diante das previsões,a Defesa Civil de Santa Catarina recomenda que a população busque um local abrigado, longe de placas, árvores e poste de energia. Se estiver na praia, o pedido é que jamais fique na água. Nos locais abrigados, o mais seguro é ficar distante de janelas e desligar os aparelhos eletrônicos da tomada.

Em Gaspar

 

Segundo o mapa, Gaspar encontra-se na região laranja (maior atenção). Para essas áreas, os pontos de acúmulo podem passar dos 100mm. A superintendente Municipal de Defesa Civil, Ana Janaína Medeiros de Souza, fala sobre o preparo da pasta. "Estaremos de plantão atendendo as demandas da comunidade como já ocorre. Mas também haverá equipes monitorando a situação entre os bairros mapeados com maior incidência deste tipo, como Belchior, Gasparinho e Margem Esquerda, por exemplo".

A Defesa Civil pode ser acionada para emergências através do 199. O aplicativo 'Alerta Gaspar' já está funcionando. Ele utiliza o GPS para enviar notificações de avisos importantes aos usuários. Por lá, o cidadão consegue visualizar as cotas de enchente, registro de chuva em tempo real, abrigos, área de evacuação e nível do rio. “Nossas orientações principais para a população são evitar o contato com a água que pode estar contaminada, bem como não dirigir em vias alagadas. Também deve-se estar atento às possíveis rachaduras na estrutura das casas e movimentação de solo, que podem ser sinais de perigo”, conclui a superintendente.

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 

 

 

Edição 2007

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.