Primeira parcela do IPTU foi adiada - Jornal Cruzeiro do Vale

Primeira parcela do IPTU foi adiada

10/02/2009

fotopg4MD.jpgOs gasparenses terão um mês a mais para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano, IPTU. A medida foi acertada após uma reunião realizada na tarde de ontem, segunda-feira, entre representantes do Poder Executivo municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gaspar e Câmara de Vereadores. O encontro aconteceu na sede da Câmara, às 14h.

Com a decisão, o pagamento da primeira parcela do imposto, que deveria ser quitada no próximo dia 15 de fevereiro, fica para o dia 20 de março. Da mesma forma, as parcelas seguintes também serão adiadas, tendo seu vencimento marcado para o dia 20 dos meses de maio, julho, setembro e novembro. O objetivo da ação é possibilitar aos moradores um período de adequação após os desastres que atingiram a cidade no final do último ano.

O secretário de Administração e Finanças, Maurício Antonio Junkes, conta que os carnês já estão sendo confeccionados e deverão ficar prontos até o final de fevereiro. "Todos os carnês serão enviados via Correio, por isso a comunidade pode ficar tranquila e aguardar o recebimento do material em casa", destaca.

O presidente da Câmara, José Hilário Melato, explica que os agricultores que residem no perímetro urbano de Gaspar e possuem terrenos de até 25 hectares, cerca de 250 mil metros quadrados, receberão benefícios e devem informar o setor de Tributação da Prefeitura para que recebam a isenção do imposto.

Melato acrescenta que o projeto que prevê as isenções já foi encaminhado para uma comissão na Câmara, que vai analisar a proposta de alteração da questão dos agricultores e encaminhá-la para votação.

Aqueles que perderam parte do terreno e de áreas construídas devido a deslizamentos devem solicitar a visita de um técnico junto à Tributação para que, caso tenham parecer favorável, tenham seus carnês revistos ou até mesmo cancelados.

 

IPTU

Conforme informações da Secretaria de Administração e Finanças, a expectativa de arrecadação do IPTU para o ano de 2009 é de R$ 3.375.000,00. Maurício avalia que, mesmo com as isenções, não deverá haver grandes mudanças na arrecadação.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.