Quem deu entrada no seguro desemprego no Sine de Gaspar a partir desta quinta-feira, 25, será incluído em um novo sistema, de nível nacional, mas que passou a valer para Santa Catarina apenas nesta data. O Programa Mais Emprego traz algumas novidades e tem como objetivo empregabilizar a população.
Ao dar entrada no seguro desemprego, a pessoa é cadastrada no sistema. Caso haja uma vaga de trabalho semelhante à ocupação que a pessoa tinha anteriormente, com salário de valor igual ou maior, ela é encaminhada a esta oportunidade e tem a obrigação de ir, caso contrário, é bloqueado o seu recebimento do seguro. Se a pessoa não conseguir a vaga, continua a receber normalmente o seguro desemprego. ?A intenção é de que as pessoas não fiquem no seguro, e sim trabalhando?, explicou o encarregado do Sine, André Luis da Conceição. Ele explica que caso não haja nenhuma vaga condizente, quando aparecer a oportunidade a pessoa será convocada e terá 48 horas para comparecer ao Sine.
Nos casos de recusa da vaga tem que haver uma justificativa, como problemas de saúde assegurado por atestado médico, aposentadoria, outro emprego, já ter trabalhado na empresa, o endereço de trabalho ser de difícil acesso e outros motivos que serão analisados pelo Ministério do Trabalho. Outros benefícios do programa é que pessoas podem se cadastrar em seu site para procurar emprego e também que os empregados domésticos não precisam mais ir à previdência social pegar documento que prove a seu tempo de contribuição e depois ir ao Sine, basta agora ir ao Sine.
Em função da adaptação ao novo sistema, até o dia 12 de setembro o Sine trabalhará apenas no período da manhã. Esta foi uma determinação do Governo do Estado para o período de transição.
Edição 1321
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).