Baseado no lema "Paz, quem quer faz" acontece no próximo sábado, 18, uma nova edição da Feira de Direitos. O início do evento está programado para as 9h e a ação segue até às 13h, na Praça Getúlio Vargas, no Centro da cidade.
O objetivo é mostrar atitudes de compreensão e respeito às diferenças durante o evento, que deverá mobilizar as escolas municipais na exposição de trabalhos e desenvolvimento de atividades artísticas. Cerca de duas mil pessoas devem participar da atividade.
O início da ação acontece com uma passeata pela paz, quando todos os participantes trajando roupas brancas, partirão da praça central com destino a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo.
Na praça, também será montado um palco que irá receber apresentações culturais da Banda Municipal São Pedro e da fanfarra da EEB Zenaide Schmitt Costa. Haverá também a participação de cinco escolas municipais, que realizarão apresentações e participarão de diferentes oficinas.
Um grande pano branco em forma arredondada será estendido no chão da praça e todos os participantes poderão deixar mensagens de paz. O pano será utilizado posteriormente como bandeira na empresa Bunge, no Festival do Folclore e no hall da Prefeitura, sendo que o muro em frente à Prefeitura também será pintado com mensagens de paz pelas crianças e demais voluntários.
Apresentações
Entre as apresentações culturais programadas para o evento está uma dança de roda, que será apresentada por cerca de 200 alunos e 18 professores da EEB Angélica Costa; uma ciranda e pau-de-fitas. Os representantes da EEB Zenaide Schmitt Costa também declamarão poesias sobre a paz.
As crianças da EEB Luiz Franzói se apresentam com uma dança do Frevo e declamam poesias. Já a coreografia Dança da Caixa de Costura marcará a participação da EEB Vitório Anacleto Cardoso. A EEB Ferandino Dagnoni e a APAE também se apresentam. Todos os estudantes participam de oficinas de dobradura confeccionando mensagens de paz, pintura facial, entre outras.
A Feira de Direitos é realizada através de uma parceria entre Secretaria de Educação e Fundação Bunge. Será realizada com o apoio da Unimed, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e Ditran.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).