Ocupar o tempo livre e detectar possíveis problemas relacionais das crianças e adolescentes de todo o município. Este é o objetivo do projeto "Dança nos bairros", que teve início na semana passada e já atraiu a atenção de dezenas de estudantes.
Desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, o projeto oferece aulas de dança e acompanhamento psicológico para estudantes com díade entre 6 e 16 anos. "Este tipo de iniciativa, que procura preencher o tempo e ocupar o espaço dos estudantes, é fundamental para uma formação escolar de qualidade", destaca Márcia Pontes, secretária de Assistência Social.
As aulas são gratuitas e acontecem semanalmente. Além do professor de dança, uma equipe formada por pedagogo, assistente social e psicólogo, acompanha as aulas e observa o comportamento dos alunos.
"O professor consegue perceber se o aluno está distraído em aula, se tem coordenação motora, se está com problemas de relacionamento com os pais, amigos ou parceiros. Se for detectado algum problema, a equipe entra em ação", explica a diretora do Centro Educativo Maria Hendriks, Cleusa Elisabete Zimmermann.
O ritmo ensinado durante as aulas varia de acordo com os pedidos dos alunos envolvidos. O hip-hop, está na lista dos ritmos preferidos da garotada.
Projeto
O projeto "Dança nos bairros" acontece todas as segundas-feiras no Gaspar Mirim, nas dependências do CTG; as quartas-feiras no Barracão, na Associação de Moradores; nas quintas-feiras no bairro Bela Vista, na Associação de Moradores; e as sextas-feiras na Margem esquerda, na Comunidade São Judas Tadeu.
A localidade para a realização do projeto às terças-feiras ainda não foi confirmada. As aulas são semanais, gratuitas e acontecem das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).