Um projeto da Prefeitura de Gaspar foi selecionado para uma capacitação nacional com foco em sustentabilidade. Trata-se do ‘Guardiões da Floresta’, desenvolvido pela Superintendência de Meio Ambiente de Gaspar, que foi um dos 12 escolhidos em edital do Banco do Brasil e da Catálise Design e Inovação Social. Os selecionados são de diferentes municípios do país e vão participar de capacitações virtuais e presenciais, sendo a fase presencial de 26 de outubro a 1º de novembro, em Brasília.
O ‘Guardiões da Floresta’ tem como objetivo restaurar Áreas de Preservação Permanente (APP) urbanas, periurbanas e rurais e também a Reserva Legal das propriedades rurais. A implementação será feita por meio da Política Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais e de Adaptação às Mudanças Climáticas, que contará com recursos do licenciamento ambiental, da conta de água e da compensação de emissão de gases do efeito estufa (GEE). O público-alvo são proprietários rurais e urbanos, com foco na regularização ambiental e jurídica, além de ações educativas integradas. O projeto também está alinhado aos eixos temáticos da COP 30, integrando práticas sustentáveis em áreas como agricultura, sistemas alimentares, infraestrutura, água, desenvolvimento humano e social, além de políticas públicas voltadas à biodiversidade e às mudanças climáticas.
As etapas virtuais serão entre outubro deste ano e abril do ano que vem, preparando e fortalecendo a equipe técnica para a execução do projeto. Todas as despesas da participação, incluindo transporte, hospedagem e formação, serão integralmente custeadas pela parceria entre o Banco do Brasil e a Catálise Social.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).