Com o objetivo de tornar o isolamento social mais tranquilo e saudável para os idosos, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Gaspar deu início a um projeto de extensão em parceria com a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Assessoria de Assuntos para Melhor Idade.
O projeto intitulado ‘O papel da ludicidade no processo de envelhecimento’ prevê a distribuição de jogos como estratégia no enfrentamento do isolamento social. Foram produzidos inicialmente 50 jogos, que serão distribuídos para os idosos que frequentam o Centro de Convivência. A iniciativa é coordenada pelo professor Anderson da Silva Honorato.
A partir da adesão, Anderson reitera que manter os idosos ocupados com esses jogos deve ser uma boa técnica para tirá-los de um isolamento social que pode, inclusive, trazer danos para a saúde mental. “Observamos a carência de materiais lúdicos, que promovam a elevação da autoestima, a diminuição das taxas de adoecimento, a construção de vínculos sociais, a fruição e o desenvolvimento cognitivo. Nesse sentido, o projeto de extensão desenvolveu e adaptou jogos aos idosos que possam atenuar o isolamento social causado pela pandemia”, conta.
Os jogos possuem relação com os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tange ao processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso, Saúde, Educação em Direitos Humanos e Trabalho e Vida Familiar e Social.Foram criados e adaptados quatro jogos específicos para atender a demando dos idosos, o Memoforca, Engana Bobo, Pictureka e Jogo de Damas Personalizado.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).