Projeto resgata raízes culturais - Jornal Cruzeiro do Vale

Projeto resgata raízes culturais

10/11/2009

f80060MD.jpgMúsicas e danças típicas da Alemanha e da Itália encantaram alunos, professores e direção da Escola de Educação Básica Ervino Venturi na última sexta-feira, 6.

As apresentações culturais foram programadas para encerrar as atividades desenvolvidas pelos alunos da 4ª série do educandário durante os últimos dois meses, período em que os estudantes puderam aprender sobre a colonização alemã e italiana na região.

Os trabalhos foram coordenados pela professora regente da turma, Miriam Souza de Ávila. A educadora revela que a ideia de trabalhar o tema surgiu após um levantamento feito em sala de aula, que diagnosticou que a maioria dos alunos é de origem destes dois países. "As crianças realmente se envolveram no projeto e ficaram bastante interessadas em descobrir mais sobre suas origens", avalia Miriam.

Para garantir um relato mais próximo da realidade dos alunos, a professora convidou pessoas da comunidade como Euclides Rampelotti para falar às crianças. Os estudantes puderam entrevistar os moradores e tirar dúvidas sobre como era a realidade da época. "Eles ficaram muito curiosos sobre como eles passaram a infância em Gaspar, como eram as escolas e outros assuntos do cotidiano", explica.

No total, 45 alunos participaram do projeto que trabalhou temas como origem, história, descendentes e cidades fundadas pelos colonizadores.

VISITA

Os estudantes também participaram de uma visita ao Museu Fritz Müller, em Blumenau, e a outros estabelecimentos históricos onde puderam ver de perto objetos utilizados pelos moradores da época e aprender mais sobre a história da região.

Todo o trabalho de resgate cultural culminou nas apresentações de sexta-feira, que reuniram danças e trabalhos confeccionados pelos alunos durante as aulas. Estudantes da escola Dolores Krauss fizeram uma participação especial no evento mostrando um pouco sobre a cultura alemã através da dança. Já o grupo de dança italiana reuniu alunos da própria escola.

As crianças ainda desenvolveram maquetes e outros trabalhos que ficaram expostos durante todo o dia.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.