Por Fernanda Pereira
Ruas pavimentadas, praças com espaços para lazer e práticas esportivas, esgoto tratado, água encanada, energia elétrica em todas as casas. Este será o novo cenário do Jardim Primavera, no bairro Bela Vista, após a implantação do projeto de urbanização e assentamento da localidade.
A obra foi contemplada pelo PAC 2, receberá recursos do Orçamento Geral da União na ordem de R$7 milhões e deverá começar a ser executada até o final deste ano ? sem necessidade de uma contrapartida do município. ?Estamos fazendo apenas alguns ajustes no projeto e esperamos fazer a licitação ainda este ano para poder dar início a este grande investimento?, explica Patrícia Scheidt, secretária de Planejamento e Desenvolvimento.
Para que os ajustes necessários sejam idealizados, o município precisará do apoio dos moradores da localidade, que conhecerão o projeto em uma audiência pública a ser realizada entre o final do mês de março e início do mês de abril. ?Este é um grande projeto que irá mudar a realidade daquela localidade. Será o primeiro bairro de Gaspar a ter tratamento de esgoto e com completa infraestrutura, que promoverá a inclusão social e mudará o cenário de toda a cidade?, destaca a secretária, que ressalta a importância de a própria comunidade aderir à ideia e apoiar o Poder Público.
Criminalidade
Para Patrícia, a redução da criminalidade será uma das muitas consequências do projeto de urbanização do Jardim Primavera. ?Estamos dando um grande passo para mudar a realidade local. Com estes investimentos as pessoas vão ter orgulho de morar no Jardim Primavera, seus imóveis serão valorizados, seus moradores terão uma vida digna?, ressalta.
A secretária destaca que toda a população gasparense será beneficiada, pois os moradores do entorno do Jardim Primavera sentirão os reflexos da eliminação dos problemas sociais e de infraestrutura da localidade.
Conheça o projeto
O projeto de urbanização e assentamento do Jardim Primavera prevê a execução de diversas obras de infraestrutura como drenagem, pavimentação de todas as ruas já existentes, abertura de novos acessos, recolocação de postes, instalação de água tratada e tratamento de esgoto ? com uma estação modular que funcionará próximo à estação de tratamento de água do Samae.
Duas praças com espaço para lazer e prática de esportes, e com completo mobiliário urbano, também serão construídas dentro do bairro, para atender as mais de mil famílias que ali residem. Um mirante vai impedir novas invasões às margens do Rio Itajaí-Açu e promover a educação ambiental, com placas instrutivas sobre os cuidados com a natureza.
Além de toda a infraestrutura urbana e social, 64 unidades habitacionais serão construídas. Serão quatro prédios de quatro andares, com quatro apartamentos por andar, que abrigarão as famílias que precisarão ser realocadas das áreas de risco e das áreas onde serão realizadas algumas obras do projeto.
Outro destaque do projeto é a construção de um galpão para a geração de trabalho e renda, que vai ser utilizado para oferecer cursos e treinamentos que vão preparar e capacitar os moradores da localidade para serem inseridos no mercado de trabalho.
edição 1267
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).