Além da lama provocada pelas chuvas, os motoristas que passaram pela Estrada Geral da Lagoa na manhã desta quinta-feira, 11, tiveram uma surpresa: um caminhão estacionado no sentido transversal da via bloqueava a passagem de veículos e pedestres.
O bloqueio da passagem foi a forma encontrada pelos moradores para protestar e chamar a atenção do poder público para a situação da principal rua do bairro, onde até mesmo ônibus e caminhões estavam derrapando devido ao excesso de lama. A manifestação trouxe resultado quase imediato e ainda na manhã de quinta-feira a equipe da Secretaria de Obras foi ao local para fazer a manutenção da via.
Vilmar Bertolino é membro da Associação de Moradores do bairro e conta que há cerca de 30 dias a equipe de Obras da Prefeitura passou uma camada de macadame sobre a rua, porém, o serviço fez o problema da lama se agravar. ?A associação solicitou que fosse colocado macadame, porém colocaram um material de péssima qualidade?, reclamou o morador.
O macadame foi espalhado por quase quatro quilômetros da via e segundo Valdir Werner, morador da localidade, os problemas começaram na região do morro do mineiro, próximo à ponte Irineu Theiss. O excesso de lama deixou a comunidade preocupada com possíveis acidentes que poderiam ser causados pela derrapagem de algum veículo. De acordo com manifestantes, eles já haviam feito outros pedidos de manutenção para evitar acidentes, porém, até esta quinta-feira, nada havia sido feito. João Alberto da Costa tem dois caminhões e conta que não tinha mais condições de passar pelo local sequer com estes veículos, pois eles patinavam na estrada.
?Nós, aqui da Lagoa, somos esquecidos. Quando não tem este pântano, tem poeira?, destacou Valdir. O receio dos moradores não fica restrito a danos que podem ocorrer com o próprio veículo. ?Minha grande preocupação é com quem transita pela rua, principalmente os ônibus que transportam nossas crianças. Esta estrada é uma vergonha?, indignou-se Maurício Goedert.
O que diz a prefeitura
Segundo o Assessor da Secretaria de Transporte e Obras, Gilberto Goedert, a Prefeitura havia colocado o macadame e estava esperando o tempo melhorar para colocar uma nova camada de um material com mais rochas, mas devido a chuva a rua ficou novamente prejudicada. Hoje a secretaria retirou o material anteriormente utilizado, e está fazendo a colocação deste macadame com mais rocha, que diminui a formação de lama.
Os moradores do bairro Lagoa estão inconformados com a situação em que se encontra a rua principal do bairro. A Estrada Geral da Lagoa está escorregadia e já causou acidentes, pois os carros derrapam sobre a pista. De acordo com Valdir Werner, o trecho em que isto acontece é de aproximadamente quatro quilômetros. Por isso, hoje os moradores se reuniram para fechar a rua e assim tentar chamar a atenção da administração pública para o seu problema. Um caminhão foi atravessado sobre a pista e impediu que qualquer veículo a atravessasse. ?Nós, aqui da Lagoa, somos esquecidos. Quando não tem este pântano, tem poeira?, comentou Valdir.
Vilmar Bertolino é membro da associação de moradores do bairro e contou que há cerca de 30 dias a entidade solicitou à prefeitura que fosse colocado macadame sobre a pista. ?Colocaram um material de péssima qualidade?. Pouco tempo depois, a situação continua a mesma.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).