Protesto fechou Estrada Geral da Lagoa na manhã de ontem - Jornal Cruzeiro do Vale

Protesto fechou Estrada Geral da Lagoa na manhã de ontem

11/08/2011

img4119MD.jpgAlém da lama provocada pelas chuvas, os motoristas que passaram pela Estrada Geral da Lagoa na manhã desta quinta-feira, 11, tiveram uma surpresa: um caminhão estacionado no sentido transversal da via bloqueava a passagem de veículos e pedestres.


O bloqueio da passagem foi a forma encontrada pelos moradores para protestar e chamar a atenção do poder público para a situação da principal rua do bairro, onde até mesmo ônibus e caminhões estavam derrapando devido ao excesso de lama. A manifestação trouxe resultado quase imediato e ainda na manhã de quinta-feira a equipe da Secretaria de Obras foi ao local para fazer a manutenção da via.
Vilmar Bertolino é membro da Associação de Moradores do bairro e conta que há cerca de 30 dias a equipe de Obras da Prefeitura passou uma camada de macadame sobre a rua, porém, o serviço fez o problema da lama se agravar. ?A associação solicitou que fosse colocado macadame, porém colocaram um material de péssima qualidade?, reclamou o morador.


O macadame foi espalhado por quase quatro quilômetros da via e segundo Valdir Werner, morador da localidade, os problemas começaram na região do morro do mineiro, próximo à ponte Irineu Theiss. O excesso de lama deixou a comunidade preocupada com possíveis acidentes que poderiam ser causados pela derrapagem de algum veículo. De acordo com manifestantes, eles já haviam feito outros pedidos de manutenção para evitar acidentes, porém, até esta quinta-feira, nada havia sido feito. João Alberto da Costa tem dois caminhões e conta que não tinha mais condições de passar pelo local sequer com estes veículos, pois eles patinavam na estrada.


?Nós, aqui da Lagoa, somos esquecidos. Quando não tem este pântano, tem poeira?, destacou Valdir. O receio dos moradores não fica restrito a danos que podem ocorrer com o próprio veículo. ?Minha grande preocupação é com quem transita pela rua, principalmente os ônibus que transportam nossas crianças. Esta estrada é uma vergonha?, indignou-se Maurício Goedert.


O que diz a prefeitura

Segundo o Assessor da Secretaria de Transporte e Obras, Gilberto Goedert, a Prefeitura havia colocado o macadame e estava esperando o tempo melhorar para colocar uma nova camada de um material com mais rochas, mas devido a chuva a rua ficou novamente prejudicada. Hoje a secretaria retirou o material anteriormente utilizado, e está fazendo a colocação deste macadame com mais rocha, que diminui a formação de lama.


Chuvas provocam lama e riscos de acidentes na Estrada da Lagoa

 

Os moradores do bairro Lagoa estão inconformados com a situação em que se encontra a rua principal do bairro. A Estrada Geral da Lagoa está escorregadia e já causou acidentes, pois os carros derrapam sobre a pista. De acordo com Valdir Werner, o trecho em que isto acontece é de aproximadamente quatro quilômetros. Por isso, hoje os moradores se reuniram para fechar a rua e assim tentar chamar a atenção da administração pública para o seu problema. Um caminhão foi atravessado sobre a pista e impediu que qualquer veículo a atravessasse. ?Nós, aqui da Lagoa, somos esquecidos. Quando não tem este pântano, tem poeira?, comentou Valdir.

lagoapequena3MD.jpg

Vilmar Bertolino é membro da associação de moradores do bairro e contou que há cerca de 30 dias a entidade solicitou à prefeitura que fosse colocado macadame sobre a pista. ?Colocaram um material de péssima qualidade?. Pouco tempo depois, a situação continua a mesma.

lagoa1MD.jpg img4119MD.jpg img4114MD.jpg

Comentários

carol
13/08/2011 19:51
A PMG colocou um material de pessima qualidade e achou que não fosse sofrer as consequencias!
Fernando Moura
13/08/2011 14:54
A situação do bairro lagoa é um absurdo!!!
Apenas as pessoas que moram nesta localidade sabem o que passam todos os dias, nos dias de chuva sofrem com a lama e nos dias secos sofrem com a poeira. O pior é saber que por ignorância algumas pessoas criticam a ação dos moradores.Tem que parar tudo mesmo,até que a prefeitura tome alguma iniciativa para resolver essa situção.
juarez rezende araujo
13/08/2011 05:41
Finalmente alguns moradores da Lagoa perceberam a gravidade da situação das péssimas condições que estão as estradas que levam aquela localidade,uma região muito bonita, que poderia atrair o turismo rural-aliás tem verba do governo federal para este tipo de turismo,inclusive para ajuda de infra-estrutura- é só a Prefeitura elaborar projetos e sair do imobilismo em que pelo que ouvi falar a muito se encontra o poder público municipal.Antes que meia duzia de cargos comissionados critiquem a ação dos moradores da Lagoa,deveriam perceber que ações como esta são de pura cidadania e são elas que melhoram a qualidade de vida da população, por que só na luta a vida muda!
Amandio
12/08/2011 15:14
Vocês nem deveriam estar reclamando.
O centro e os bairros próximos estão bem piores.
schmitz
12/08/2011 14:04
Acredito que a estrada da Lagoa não foi esquecida e nem será.
Pelo que entendi a prefeitura tentou acertar a estrada por um curto período e como estamos vivendo em um período de fortes chuvas acabou piorando a estrada.
Mas não estou vendo problemas com o prefeito até o momento,visto que a pouco tempo foram acertar a estrada e por um problema da natureza piorou.
O representante da associação de moradores precisa trabalhar em conjunto com as secretarias e não jogar a população contra o prefeito.

A função de levar os problemas da comunidade é do presidente da associação,agora ficar conetando e não agir fica complicado.

Seria interessante a comunidade começar a trabalhar para receber uma pavimentação asfaltica.

De que forma?

Rifas,festas,doações etc.

Alternativas existem muitas,basta tirar a bunda da cadeira e correr atrás.
Luciano Odair Coradini
12/08/2011 11:27
O que deveria funcionar via de regra, parece que só funciona sobre pressão no executivo municipal. Precisa chegar a esse ponto para que alguém do executivo venha escutar a comunidade. Além dos transtornos causados aos usuários, que já é carente de vários outros serviços públicos, como ficam as despesas geradas aos cofres do município por um serviço mau feito? Será que ninguém tinha condições de avaliar o material antes de ser colocado? O prefeito para contratar mais 20 comissionados alegou que precisava de pessoal qualificado, onde estão? Pessoas da comunidade vieram comentar quando colocaram o material, dizendo: ?quero ver como vai ficar dia de chuva?. E o resultado apareceu essa semana. Ou seja, não precisa ser ?expert? no assunto para perceber. E a Prefeitura em manifestação na reportagem do cruzeiro do vale de hoje disse: ?a Prefeitura havia colocado o macadame na pista, porém, estava esperando o tempo melhorar para poder colocar uma nova camada de um material com mais rochas,?. Como é? Primeiro que se fosse macadame não era pra ficar no estado que ficou. Segundo, quer dizer que se estraga primeiro para depois consertar? Se o objetivo era fazer teatro com as máquinas na rua na véspera da reunião da Câmara de Vereadores no bairro, que foi adiada depois para outra data, melhor deixar como estava. Seria mais digno com os nossos recursos.
A iniciativa da comunidade mostrou resultado, portanto, além de cobrar solução a um problema, precisamos aprender a cobrar a boa aplicação dos recursos públicos. Não somente que se resolvam os problemas, independente de quantas vezes precisam ser refeitos. Pois discursam como se estivessem resolvendo o problema e fazendo um favor a comunidade. Quando na verdade estão jogando os recursos que alegam ser sempre escassos pelos ralos. Tudo na administração pública é subfaturado, seja nas despesas correntes, ou em obras mal executadas que geralmente precisam ser refeitas ou reformadas dentro do prazo do que deveria ser sua vida útil mínima. Se fosse possível deveria ser aprovada uma lei responsabilizando o administrador público a devolver ao município os prejuízos causados, como na iniciativa privada, onde o empresário arca com os prejuízos dos seus atos. Só assim passariam a valorizar os recursos públicos.
Iniciativas assim mostram que precisamos unir forças, e não dividir. Deixar o partidarismo de lado, ou ao menos saber separar e respeitar as opiniões políticas, e lutar pelo interesse comum ou da maioria. Temos que aprender a deixar o calor político para o momento oportuno, passado esse momento, os interesses têm que ser comum. Pois nada adianta cobrar imparcialidade dos políticos quando na menor oportunidade cada um pensa em si próprio. Isso mostra que o povo é imparcial, e quando chegam ao poder se tornam políticos imparciais. Mas o ser humano que não se policia é imparcial, faz parte da natureza. É difícil alguém que não se policia diariamente separar as amizades dos negócios, como é difícil na administração pública separar os interesses políticos partidários dos interesses políticos sociais.
salutiel
12/08/2011 10:41
As vezes olho para estas situações e me pergunto, porque não é feito o que deveria já estar pronto, será que falta verba e onde está o dinheiro que deveria ser direcionado para as obras, e não tem alguém para solicitar verba para colocar um asfalto nesta estrada porque mesmo sendo interior, os cidadãos que moram no bairro tem os mesmos direitos que os cidadãos que moram no centro, e porque esta imagem de descaso????
Valdeir
12/08/2011 09:02
Na realidade, me nego a escrever o que realmente penso, porque se eu escrever, meia duzia de cargos comissionados vão dizer que eu sou da oposição, sendo que não to nem ai pra política, mais que é uma vergonha, isso é. Um governo que começa a quebrar a cidade toda pra reformar faltando pouco mais de um ano pra eleição, achando que nós somos bobos, pensando em reurbanizar a rua São José, ou maquiar o bairro sete, enquanto nos bairros, nos interiores, nos porões do municipio, só tem "ratos". E um Diretor de Trânsito que vem na rádio, dizer que os condutores tem que tomar cuidado, a sinalização foi realizada, blá,blá,blá. TEM QUE RESOLVER, NÃO MAQUEAR.

Ressalto mais uma vez que não tô nem ai pra política, mais é chegada a hora de colocar pessoas técnicas nos assuntos dessa cidade, e não só alguém que acate as ordens do gabinete sem piar, e bem quietinho, sendo um simples marionete.

Vamo ver a resposta ano que vem, tomare que o povo não se deixe envolver pelo "conto do asfalto", como diz o Gilberto em sua coluna, ACORDA GASPAR!
Milton Gamborgi
11/08/2011 22:03
Os moradores do bairro Lagoa estão exercendo seu poder de cidadania , pois a atitude que tomaram foi corajosa e oportuna , pois foi de extrema irresponsabilidade colocar barro em lugar de macadame, a estrada ficou intransitável.
Parabéns pela atitude bom exemplo deve ser seguido.
Eliana
11/08/2011 18:41
É uma vergonha o que está acontecendo no nosso bairro. Primeiro foi a reunião do orçamento participativo, depois a eleição da nova diretoria da associação de moradores que foi feita de forma absurda porque até as crianças votaram,trouxeram pessoas que nem moram no bairro para votarem. E agora essa estrada,que não é de hoje que vem preocupando os moradores. Só tem um problema a ponte, porque o macadame bom vem do Barracão e os caminhões não podem passar. Tá difícil....
Paulo
11/08/2011 17:01
Quando é epoca eleitoral os politícos vão no bairro Lagoa e fazem mil e uma promeças, eu moro no bairro Lagoa e uso todos os dia a estrada geral para ir tarbalhar e estudar, quando chove tenho que sair meia hora antes do meu horario normal para fazer o mesmo percuso que normalmente faço em 10 minutos.
Tem que mandar o prefeito colocar uma macadame boa na estrada em vez de colocar aquela "argila" horrivel.
Ano que vem os "politicos" vão se lembra que existe um bairro chamado Lagoa em Gaspar.

Obrigado pela atenção
Ana Carolina Colsani
11/08/2011 16:18
Isso que esta aqui no bairro Lagoa é uma poca da vergonha .Esperamos que tomem providencias logo e algo que resolva definitivamente o nosso problema .

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.