As voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Gaspar foram homenageadas durante sessão solene realizada na Assembléia Legislativa de Santa Catarina nesta sexta-feira, 27.
A sessão teve como objetivo comemorar o Dia Estadual da Rede Feminina de Combate ao Câncer, estabelecido através de projeto de lei de autoria da deputada Professora Odete de Jesus (PRB), além de reconhecer, valorizar, e incentivar o trabalho prestado pelas voluntárias da Rede Feminina de todo o estado.
Erica da Silva, presidente da entidade de Gaspar, conta que foi um momento de homenagens, mas também de alerta sobre a importância de se prevenir o câncer. "Neste mesmo dia comemoramos o Dia Nacional de Controle do Câncer e não pudemos realizar nenhuma ação na cidade pois estávamos em Florianópolis, porém, sempre trabalhamos na tentativa de alertar a população sobre a importância da prevenção", destaca Erica.
Segundo a deputada, o Dia Estadual da Rede Feminina de Combate ao Câncer não poderia passar sem comemoração, uma vez que o essencial trabalho desenvolvido pela entidade é o principal aliado à prevenção é fundamental no diagnóstico precoce. "Com uma ação única e insubstituível, o grupo de trabalho pode reduzir em até 30% a mortalidade, enquanto que todos os tratamentos disponíveis são responsáveis por apenas 11% de redução da mortalidade", ressaltou.
Durante a solenidade, a presidente da RFCC de Santa Catarina, a gasparense Aglê Nazário de Oliveira, recebeu uma placa em nome do Parlamento catarinense, simbolizando o reconhecimento e a gratidão pelo trabalho prestado no estado. "Diante de um índice alto, onde 30% das mulheres, entre 30 e 40 anos, estão acometidas pelo câncer, faço um apelo para que as mulheres usufruam da Lei nº 11.664/08, que assegura o direito ao exame gratuito mamografia, a partir dos 40 anos, oferecido pelo Sistema Único de Saúde", ressaltou Aglê.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).