Quase um mês depois de terem sido instaladas, as lombadas eletrônicas no trecho da BR-470 que corta Gaspar não intimidam mais os motoristas que trafegam diariamente pelo local. ?No começo, o pneu ?cantava? e tinha fila, mas o trânsito já voltou ao que era?, conta Maicon Brizola Ferraz, vendedor em uma loja de autopeças às margens da rodovia. ?Hoje passou um carro a 160 km/h, mas a maioria respeita a lombada, mesmo coberta com o plástico preto?, relata Wanderlei Maçaneiro, proprietário de uma garagem de veículos que fica no local.
De acordo com a assessoria de imprensa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Dnit, a meta é de que os redutores de velocidade comecem a operar até o final deste ano. ?O processo de instalação é complexo. Não é simplesmente colocar na tomada. Envolve também a introdução de inserção de informações e a programação do sistema?, explica a assessoria. O equipamento também precisa ser testado pelo Inmetro antes de começar a funcionar de forma efetiva.
A morte de cinco pessoas na colisão entre uma van escolar e uma carreta no trevo de acesso a Gaspar provocou a mobilização da comunidade pela instalação dos redutores de velocidade no local. Em protesto, moradores chegaram a fechar a BR-470. Além das lombadas, o DNIT se comprometeu a estudar a instalação de uma rótula no local. Também ficou decidido que a prefeitura vai providenciar a iluminação. Desde o começo de novembro, a Polícia Rodoviária Federal tem fiscalizado o tráfego com radares móveis.
Edição 1348
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