A 39ª Oktoberfest Blumenau começa nesta quarta-feira, 9 de outubro! Aos moradores e visitantes, é hora de preparar o traje típico alemão. Além de agregar charme e cor ao evento, o uso do traje típico garante meia-entrada nos pavilhões da festa. No entanto, para garantir esse benefício, é preciso seguir algumas regras estabelecidas pela Lei Ordinária Municipal nº 7.886, de 10 de setembro de 2013.
Acessórios: Tiara ou guirlanda florida, chapéu e lenço são opcionais, mas devem ser de estilo germânico, quando usados.
Bolsa: Opcional, deve ser de tamanho pequeno e preferencialmente típica alemã, harmonizando com o restante do traje.
Avental: Também opcional, quando utilizado, deve ficar até quatro dedos acima do comprimento do vestido.
Blusa: Pode ter mangas longas ou curtas, desde que não deixe o ventre à mostra. As cores são livres, mas devem harmonizar com o traje. Se acompanhada de colete, este também deve ser típico e combinar com o vestido.
Vestido: Aceitam-se vestidos ou saias típicas com detalhes em renda ou bordado, com comprimento até o joelho ou, no máximo, quatro dedos acima (é sugerido o uso de bombacha, uma ceroula típica feminina germânica).
Meias: Opcional, preferencialmente até a altura do joelho ou um palmo abaixo. Podem ser substituídas por polainas alemãs, feitas em tricô.
Sapatos: Apenas sapatos fechados são permitidos, como sapatilhas e botinas, que devem cobrir os dedos e o calcanhar, além de combinar com o traje. O tamanco de madeira típico também é aceito.
As mulheres também podem usar a bermuda estilo "Lederhose", tradicionalmente masculina, desde que respeitem as regras de comprimento (até a metade da coxa) e confecção. O uso de suspensório é opcional, mas, quando utilizado, deve ser costurado ou preso com botões e transpassado nas costas.
Acessórios: Chapéu e lenço são opcionais, mas devem ser típicos germânicos.
Camisa: Pode ser de manga curta ou comprida, em qualquer cor, desde que harmonize com o restante do traje.
Calça e bermuda: A calça social ou bermuda deve ser típica alemã, com comprimento até o joelho ou um palmo acima.
Bermuda estilo "Lederhose": Tradicionalmente de couro, pode ser confeccionada em outros tecidos, desde que respeite o corte e os complementos típicos, como botões, braguilha e bordados.
Suspensório: Opcional, mas, se usado, deve ser costurado ou preso com botões, transpassado nas costas e combinar com o traje.
Coletes: Também opcionais, não devem ser apertados demais e precisam harmonizar com o traje em cores e detalhes germânicos.
Meias: São obrigatórias, preferencialmente até o joelho ou um palmo abaixo. Polainas alemãs, de tricô, também são permitidas.
Sapatos: Aceitam-se sapatos sociais, botinas ou sapatênis fechados, nas cores caramelo, marrom, preto ou cinza. O tamanco de madeira típico também é permitido.
Com essas regras em mente, os participantes podem se vestir a caráter e aproveitar a Oktoberfest Blumenau em grande estilo, celebrando as tradições germânicas com respeito e autenticidade.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).