À 0h de domingo, 19 de outubro, os relógios terão de ser adiantados em uma hora. A medida acontece em função do Horário de Verão, que estará em vigor até a meia-noite do dia 15 de fevereiro de 2009 nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
Esta será a primeira alteração no horário após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter fixado neste ano, por meio do decreto 6.558, datas fixas para o início e o término do horário de verão. A partir deste ano, a medida começará sempre a partir da 0h do terceiro domingo de outubro até a 0h do terceiro domingo de Carnaval e o horário valerá para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
O horário diferenciado é adotado sempre nesta época do ano devido o aumento na demanda do consumo de energia elétrica, ocasionado pelas altas temperaturas da primavera e do verão e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Também durante este período os dias têm maior duração por causa da posição da terra em relação ao sol e, assim, a comunidade pode obter melhor aproveitamento da luz natural.
A expectativa do governo é de que haja uma redução de 4% a 5% no horário de pico, o que equivale a uma economia de 2.000 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 6 milhões de habitantes.
De acordo com dados do Operador Nacional do Setor Elétrico, ONS, no ano passado, o país registrou uma economia de R$ 10 milhões com o horário de verão, número menor do que nos anos anteriores, quando a redução dos gastos com energia elétrica foi em média de R$ 40 milhões.
Conforme o ONS, a baixa economia com a medida ocorreu porque houve poucas chuvas no fim do ano e, com isso, o país teve de acionar usinas termelétricas, que são mais caras do que as hidrelétricas geralmente usadas.
Horário
O Horário de Verão ou Daylight Saving Time(DST), e uma medida utilizada por diversos países para a economia de energia elétrica, adiantando-se os relógios em uma hora. No Brasil esta medida é tomada anualmente, desde o início de outubro até o final de fevereiro, atingindo a maior parte dos estados brasileiros. As datas para a entrada e saída do Horário de Verão variam de ano para ano, assim você deve consultar para ver qual as datas corretas para o início e fim a cada ano.
O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, com duração de cinco meses. Até 1967 a mudança no horário ocorreu nove vezes. Desde 1985, no entanto, a medida vem sendo adotada sem interrupções, com diferenças apenas nos estados atingidos e no período de duração.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).