Representantes da Ammvi conhecem tratamento de resíduos sólidos - Jornal Cruzeiro do Vale

Representantes da Ammvi conhecem tratamento de resíduos sólidos

15/11/2011

A coleta do lixo orgânico vem sendo amplamente discutida em Gaspar desde 2009, quando o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina recomendou a anulação do edital para contratação de empresa especializada para a execução da coleta, transporte, tratamento e destinação final do lixo orgânico de Gaspar. Desde então, Gaspar criou uma Política de Resíduos Sólidos que tornou-se modelo para as cidades catarinenses e aos poucos as determinações desta política vêm sendo implantadas na cidade.

Todas as mudanças estão sendo acompanhadas pela Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí, Ammvi, e pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí, que vem mobilizando os municípios da região para aprimorar o tratamento e destinação dos resíduos sólidos urbanos. E para conhecer novas formas de reaproveitar este material gerado pela população, a AMMVI vai realizar uma Missão Internacional para a Alemanha, Espanha e Suécia, entre os dias 12 e 21 de novembro.

A comitiva é composta por prefeitos, vice-prefeitos, técnicos municipais, como também os secretários executivos do CIMVI, AMMVI e equipe técnica da entidade. Gaspar não vai mandar nenhum representante para a Missão devido aos altos custos da viagem, porém, Lovídio Bertoldi, presidente do Samae, explica que toda a experiência adquirida pela comitiva será repassada aos representantes da cidade. ?O custo desta viagem é muito alto e não podemos investir nisso neste momento. Mas esta viagem é importante para aprimorar as discussões que estamos fazendo desde 2009 e acreditamos que os integrantes trarão boas experiências para a nossa região?, afirma Lovídio.

Missão 

O roteiro passará pelas cidades alemãs de Greisfwald, Rosenow, Demmin, Rostock, Schwerin, Hamburgo e Berlim. Já na parte espanhola da missão, a equipe conhecerá o sistema e as instalações de coleta, tratamento e destinação final de resíduos sólidos de Barcelona e Mataró. ?O objetivo é fazermos um intercâmbio de informações para que possamos melhorar a realidade dos resíduos sólidos da nossa região e auxiliar os municípios na implementação de melhorias?, explica José Rafael Corrêa, secretário executivo da AMMVI. Segundo a assessora de saneamento básico da AMMVI, Fabiana de Carvalho Rosa, a escolha das cidades ocorreu por elas terem implantado a biometanização, processo de tratamento de resíduos sólidos indicado como o mais recomendável na região, conforme apontou estudo encomendado pela AMMVI. Este levantamento foi requisitado pela Associação em 2010 e teve o objetivo de identificar o melhor jeito de tratar os resíduos sólidos do Médio Vale.

Edição 1343

Comentários

Evelito Strapasson
15/11/2011 10:02
Aposto que esta viagem custará bem mais do que a obra do morro.
3 milhões !!!!!! Voces sabem o que é 3 milhões?......E o povo finge que acredita!
Com todo o respeito ,mas, os senhores tem que ter mais coerencia em suas mentiras.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.