Representantes do Sindicato Rural de Gaspar participam de encontro nacional - Jornal Cruzeiro do Vale

Representantes do Sindicato Rural de Gaspar participam de encontro nacional

24/03/2009

4MD.jpgA presidente e a secretária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gaspar, Ivanilde Rampelotti e Rosana da Silva, se uniram a outros 4.500 representantes sindicais em Brasília este mês para participar de um plebiscito que votou pela desfiliação da Confederação Nacional dos Agricultores, Contag, da Central Única dos Trabalhadores, Cut.

O encontro aconteceu entre os dias 10 e 14 de março e cinco ônibus levaram os sindicalistas catarinenses. Na ocasião, também foi realizada uma eleição secreta para escolha do novo presidente da Contag, que pela primeira vez em 45 anos terá um representante da região sul do Brasil, e uma votação que resultou na filiação da entidade à Confederação dos Trabalhadores do Brasil, CTB.

Ivanilde destaca que o rompimento de laços com a Cut deve-se ao fato de que os sindicalistas estavam insatisfeitos com os serviços prestados.

"A Cut apoiava causas que não representam o pensamento da Contag. Além disso, queriam aumentar nosso repasse de 5% para 20% e se isso fosse concretizado nenhum sindicato municipal conseguiria sobreviver", ressalta a presidente.

O voto que deu parecer favorável à Confederação foi secreto e conforme Ivanilde, alguns participantes estavam oferecendo dinheiro em troca de votos a favor da Cut. "Vencemos com uma diferença de 331 votos e fomos elogiados pela decisão", acrescenta. No total, seis estados votaram a favor da desfiliação.

Durante o encontro, os participantes também puderam assistir a palestras sobre economia, agricultura e meio ambiente, além de participar de diferentes oficinas de capacitação. Durante a abertura do evento, um minuto de silêncio foi feito em lembrança às vítimas da tragédia que atingiu Santa Catarina em novembro do ano passado. "Foi comovente. Quando as pessoas percebiam que éramos do sul, vinham prestar sua solidariedade", relembra.

O grupo saiu de Gaspar no dia 8 e retornou dia 16. Para Ivanilde, o resultado da visita à Brasília foi positivo e a presidente avalia que decisão favorável à causa sindicalista reflete o poder que o povo tem para lutar por seus direitos.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.