Reunião aprova novo modelo de transpotre intermunicipal da região - Jornal Cruzeiro do Vale

Reunião aprova novo modelo de transpotre intermunicipal da região

07/03/2011

O plano de integração do Transporte Intermunicipal da região metropolitana de Blumenau deve sair em duas semanas. O prazo foi estabelecido pelos participantes da reunião que na manhã da última sexta-feira, 4, decidiram adotar o modelo sugerido pelas empresas Verde Vale, Rainha e Wolkmann, para integrar o transporte coletivo da região.

O plano vai avaliar a quantidade de passageiros envolvidos na integração, além de detalhes como passe escolar, vale-transporte e valores que cada empresa irá receber com o novo negócio. A previsão é de que não haja reajuste nas tarifas neste momento de adaptações.

As mudanças no transporte coletivo intermunicipal começam a valer a partir do dia 10 de abril. Com a integração, os passageiros de Gaspar precisarão fazer uma baldeação no Terminal da Fonte para poder se dirigir a área central e bairros de Blumenau. Segundo o Seterb e as empresas envolvidas, a mudança não trará atrasos ao roteiro das empresas da região, pois os passageiros chegarão ao seu destino com mais agilidade devido aos corredores de ônibus, recém implantados em Blumenau.

Ao todo, 3500 pessoas utilizam os ônibus da Viação Verde Vale em Gaspar e Ilhota para se dirigir à Blumenau todos os dias.

 

edição 1272

_________________________________

 

Reunião vai definir futuro do transporte coletivo intermunicipal

 

fotopg10abreMD.jpg

Uma reunião na manhã desta sexta-feira, 4, vai definir se o Consórcio Siga, de Blumenau, aceita ou não a proposta de integrar o transporte coletivo da grande região de Blumenau, apresentada pelo Consórcio Metropolitano ? formado pelas empresas Verde Vale, Rainha e Wolkmann.

A ideia foi repassada aos dirigentes do Siga e ao prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinubing, na última quarta-feira e propõe a integração física e tarifária entre as cidades de Gaspar, Ilhota, Blumenau, Indaial e Pomerode. Caso a proposta seja aceita, o novo sistema de transporte coletivo passará a operar a partir do dia 10 de abril.

Valério Soares, chefe de tráfego da Viação Verde Vale, que faz o transporte intermunicipal entre Gaspar, Ilhota e Blumenau, explica que o projeto foi elaborado pelas empresas que integram o Consórcio Metropolitano e visa solucionar o impasse gerado desde que o município de Blumenau anunciou que implantaria os corredores de ônibus e que os coletivos de outras cidades estariam impedidos de trafegar pela área central da cidade.

A proposta apresentada permite a troca de ônibus dentro dos terminais urbanos de Blumenau com tarifa única. Os passageiros de Gaspar, por exemplo, pegariam o Verde Vale e pagariam R$2,60 pela passagem, desceriam no terminal da Fonte e lá pegariam qualquer ônibus da cidade vizinha sem precisar pagar nova passagem. Na volta, o passageiro pagaria a passagem no terminal e embarcaria no ônibus da Verde Vale no terminal, sem precisar pagar nova tarifa. ?Entendemos que no início os passageiros vão achar um transtorno ter que passar pelos terminais, mas eles terão muitas vantagens pois logo que os corredores de ônibus de Blumenau estiverem completamente implantados o transporte coletivo será muito mais ágil?, explica Valério.

Além disso, o representante da Verde Vale lembra que não haverá mais ponto final e os passageiros terão a vantagem de poder se deslocar a todos os bairros de Blumenau, e também para as demais cidades da região, pagando tarifa única.

A Verde Vale faz o transporte dos moradores de Gaspar e Ilhota para a cidade de Blumenau há 36 anos e segundo Valério as mudanças permitirão que este serviço continue sendo executado, porém, com mais eficiência.


Entenda o caso

As mudanças no sistema de transporte intermunicipal foram anunciadas em outubro de 2009 e passariam a valer em 1º de janeiro de 2010, porém foram adiadas devido às mudanças na implantação dos corredores exclusivos de ônibus em Blumenau. Na época, a notícia causou uma grande mobilização nas cidades do Vale, principalmente em Gaspar, Pomerode, Luis Alves, e Indaial, principais cidades ligadas à Blumenau e que têm milhares de estudantes que se dirigem à terra da Oktoberfest para cursar a Universidade. Várias assinaturas foram coletadas em sistema de abaixo assinado nestas cidades e todas foram entregues ao Seterb, órgão responsável pela implantação das mudanças.


edição 1271

Comentários

marli terezinha Rosa Santos
19/04/2012 21:55
Preciso saber quando os ônibus de gaspar/blumenau vai fazer a integração dos terminais de blumenau.
Trabalho em Gaspar e moro em Blumenau e quando isto acontecer vai ser ótimo.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.