Reurbanização do Centro poderá ser através da parceria público-privada - Jornal Cruzeiro do Vale

Reurbanização do Centro poderá ser através da parceria público-privada

23/02/2011

Na noite da última terça-feira, 22, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento apresentou aos moradores das ruas São Pedro, São José e Industrial José Beduschi o projeto ?Calçada para todos?.

A proposta apresentada aos moradores é de que seja formada uma parceria público-privada para a execução da obra na qual caberia à prefeitura a responsabilidade de instalação de nova rede de água e esgoto, nova rede de drenagem pluvial, pavimentação da rua e instalação dos equipamentos urbanos, que totalizam um custo de R$2,2 milhões. Já os moradores seriam responsáveis pela demolição da calçada, aquisição e colocação do paver e meio-fio e pagamento da taxa de ligação predial de esgoto. Nesta parte, o custo seria de aproximadamente R$546,8mil, valor este que poderá diminuir com a negociação direta com a empresa contratada. 

A proposta foi vista com bons olhos pelos moradores presentes no encontro. Porém, precisará ser apresentada para todos os moradores antes de ser definida. Para que a parceria público-privada seja confirmada, é necessário que 70% dos moradores sejam favoráveis a proposta. Segundo a secretária de Planejamento e Desenvolvimento, Patrícia Scheidt, se houver a quantidade mínima necessária, o cronograma de obras inicia em abril deste ano.


O projeto
O projeto Calçada para Todos foi criado com o objetivo de deixar a cidade mais bonita, com as calçadas padronizadas e ainda trazer mais segurança e acessibilidade para os moradores. A primeira etapa prevê a pavimentação das ruas, alargamento das calçadas e ampliação do piso tátil de alerta para deficientes visuais, sendo que alguns pontos serão rebaixados para facilitar a passagem de cadeirantes. Outra proposta para a revitalização é a troca de postes de iluminação, pontos de ônibus e lixeiras, e ainda a arborização e implantação de bicicletários.

edição 1269

Comentários

Alfredo Silva
24/02/2011 11:54
Elencar prioridades, esse está sendo o maior problema da atual gestão municipal em gaspar.

Pontes caindo, bairros embaixo d'agua, pessoas em abrigo desde 2008, transito caótico.
Enquanto isso o prefeito embeleza o centro e reforma a prefeitura.

Se nosso cidade fosse voltada para o turismo, seja ele de negocios (como joinville), compras (brusque), religioso (nova trento), justificaria essas reformas.
senilto
24/02/2011 06:21
Caro prefeito;

Pare de gastar dinheiro em obras sem nescesidade no momento, de um passeio nos bairros olhe as ruas que estao sendo envadidas pelo mato, burracos e sem calçada isso é nescesario.

Pensando bem é nas licitações que se ganha dinheiro ne prefeito, patrola nas estradas e gente da prefeitura roçando não sobra cascalho no bolso

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.