Rio chega a 5,76 metros acima do nível e começa a baixar - Jornal Cruzeiro do Vale

Rio chega a 5,76 metros acima do nível e começa a baixar

09/08/2011

img0431MD.jpgA madrugada foi de atenção em toda a região do Vale do Itajaí. Com o rio Itajaí-Açu subindo a cada hora, as equipes da Defesa Civil trabalharam em sistema de plantão, atendendo aos chamados da comunidade. Em Gaspar, nenhuma ocorrência de alagamento de residência ou deslizamento de terra foi registrada.

O nível máximo do rio foi medido as quatro horas da madrugada desta quarta-feira, 10, quando as águas chegaram a 5,76 metros, porém, com o cessar das chuvas fortes, o nível já começa a baixar. ?Na última medição o rio já estava com 5,70 metros e agora está baixando. Fizemos contato com Rio do Sul e por lá a chuva também já parou e o rio está baixando. A maré alta, que nos preocupava, também está baixando e assim estamos mais tranqüilos, porém, sempre alertas?, afirma Mari Inez Testoni Theiss, diretora da defesa Civil de Gaspar.

A previsão é de que nesta quarta-feira as chuvas diminuam, haja muito vento e nos próximos dias o tempo melhore. Com três ou quatro dias de sol forte.

_________________________________

Nível do rio Itajaí-Açú está 4,55 metros acima do normal em Gaspar

 

img3971MD.jpg

A última medição realizada pela equipe da Defesa Civil de Gaspar revela que as águas do rio Itajaí-Açu estão 4,55 metros acima do normal. A metragem já estava dentro da previsão da equipe, que está trabalhando em sistema de plantão para atender a comunidade e tirar todas as dúvidas.

Os trabalhos na sede da Defesa Civil serão mantidos até depois das 22 horas da noite deste terça-feira, para atender qualquer emergência pois há previsão de mais chuvas no período da noite. ?A previsão é de 20 milímetros de chuva?, afirma o agente de Defesa Civil, Luiz Mário. Caso a previsão se confirme, o nível do rio poderá chegar a até 6 metros acima do normal na cidade.

A equipe da Defesa Civil aguarda o resultado da nova medição das 17h e das 18 horas para confirmar esta previsão.


_______________________________

Chuvas deixam ruas da cidade parcialmente alagadas

Depois de 24 horas de chuvas ininterruptas, alguns pontos da cidade já começam a alagar. Apesar da água acumulada nas pistas de algumas ruas, como a Hermínio Fachini, e outras ruas dos bairros Coloninha, Figueira e Bom Jesus, a Defesa Civil da cidade garante que são alagamentos em pontos isolados, apenas por falta de vazão das águas da chuva, porém, pede atenção e cuidado da comunidade, principalmente daqueles que moram em áreas de risco.

Um deslizamento de terra também foi informado para a Defesa Civil, porém, ao chegar no local, que fica próximo ao CTG Coração do Vale, a equipe constatou que não tratava-se de deslizamento.

Segundo Luiz Mário, agente da Defesa Civil, foram 50,5 milímetros de chuva desde as 7 horas da manhã de segunda-feira até as 7 horas da manhã desta terça e a previsão é de que as chuvas fortes continuem até a noite de hoje, 9. A previsão é de que caiam 20 milímetros pela manhã e outros 24 pela tarde. ?A previsão é de que o rio Itajaí-Açu chegue a 4 ou no máximo 4,5 metros até o final do dia. Agora pela manhã ele está com 2,86 metros acima do nível em Gaspar e está subindo cerca de 26 centímetros por hora?, informa o agente de Defesa Civil.
Qualquer anormalidade ou problema de alagamento ou deslizamento de terra deve ser comunicado à Defesa Civil através do telefone 199.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.