Sábado é dia de Festival de Terno de Reis - Jornal Cruzeiro do Vale

Sábado é dia de Festival de Terno de Reis

04/12/2010

A tradição açoriana do Terno de Reis promete encantar a comunidade na noite deste sábado, 4, quando acontece o Festival de Terno de Reis, organizado pela Conferência Vicentina com apoio da Paróquia São Pedro Apóstolo. Ainda que a o costume de andar pelas ruas em grupos, parar de casa em casa para tocar músicas alegres em homenagem aos reis magos e ao nascimento de Cristo e receber um café das pessoas visitadas tenha ficado um pouco de lado ao longo do tempo, o V Festival de Terno de Reis não deixa esta tradição cultural morrer. Vários grupos de diversas cidades se reunirão no Salão Cristo Rei nesta data, a partir das 20h.


?Primeiro, pensamos no evento devido às festas natalinas, mas o foco principal é o de manter viva a tradição açoriana, fazer um resgate cultural, que já foi bem mais forte no município?, comenta Ernesto Schramm, um dos organizadores do evento. As expectativas são grandes para o festival, para o qual esperam cerca de 600 pessoas. Serão, ao todo, nove apresentações, oito delas de grupos que cantarão as músicas tradicionais desenvolvidas para a ocasião do Terno de Reis, e um grupo de boi de mamão. Já foram confirmados como participantes do evento grupos de Blumenau, Itajaí e Gaspar, que não irão receber premiação, embora ganhem um cachê da entidades que organizam o festival. 


Os apreciadores desta manifestação cultural não podem perder as apresentações dos oito grupos participantes, que trarão tradição e religiosidade em um mistura de emoções. Conforme ordem de chegada, cada turma de músicos irão tocar duas músicas, levando cerca de dez minutos por apresentação. O grupo responsável pelo boi de mamão é o do senhor Batista, do bairro Gasparinho. Os ingressos para o evento já estão à venda na loja Xodó Som e também na sede da Conferência Vicentina.

 

Tradição também em Ilhota

Em Ilhota, a tradição estará presente no IV Festival de Terno de Reis, que será realizada nesta sexta-feira, 3, a partir da 20h no coreto municipal. O evento está incluído na programação do I Ilhota Natal Luz, e reunirá grupos de Ilhota, Balneário Camboriú, Blumenau, Itajaí e Indaial, além de contar com uma apresentação de boi de mamão.


A secretária de Turismo Marisa Terezinha Pereira destaca que o foco é manter viva a tradição, e espera que cerca de 500 pessoas prestigiem a festividade. ?Sempre temos um público fiel, que comparece a todas as edições?. Em caso de chuva, o evento será transferido para o salão paroquial. Durante o festival, os Bombeiros Voluntários comercializam comida e bebida e a superintendência de cultura promove uma feira de artesanatos.

 

edição 1252

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.