No sábado, 27 de novembro, é dia de colocar o esquema vacinal contra o coronavírus em dia. Oito unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) abrem das 8h às 16h, sem intervalo, para aplicação de primeiras, segundas e terceiras doses. Não há necessidade de agendamento prévio. Caso a unidade do bairro não esteja aberta, o usuário pode comparecer no postinho mais próximo da sua casa.
Devem procurar as unidades de saúde pessoas acima de 12 anos que ainda não receberam a primeira dose. Haverá segunda dose de CoronaVac para quem tomou a primeira até dia 30/10 (28 dias de intervalo), de Pfizer para quem tomou a primeira até dia 02/10 (56 dias de intervalo) e AstraZeneca para quem tomou a primeira até dia 18/09 (70 dias de intervalo).
Também haverá aplicação da dose de reforço para toda a população com idade acima de 18 anos e profissionais da saúde que já receberam a segunda dose da vacina, há mais de cinco meses (até 27/06). Para pessoas imunossuprimidos o intervalo é de pelo menos 28 dias da segunda dose, para a aplicação da dose de reforço. Portanto, para aqueles que tomaram a segunda dose até dia 30/10.
As unidades que estarão abertas neste final de semana são: EFS Barracão, ESF Santa Terezinha, ESF Centro, ESF Bela Vista, ESF Gasparinho Quadro, ESF Belchior, ESF Gaspar Grande e ESF Margem Esquerda I.
A secretária de Saúde, Silvania Janoello dos Santos, explica que ações como essa e drives serão realizados sempre que houver quantitativo de vacinas disponíveis, para agilizar a atualização do esquema vacinal. "Seguimos com o agendamento por telefone para garantir o controle das doses disponíveis. Porém, sabemos que nem todos têm disponibilidade. Por isso, sempre que tivermos quantitativo suficientes para grandes ações, vamos realizar ações como esta. Nossa intenção é continuar imunizando a população e garantindo a segurança e saúde de todos", ressalta.
A Secretaria de Saúde segue com os agendamentos nos demais dias da semana. O procedimento é realizado exclusivamente pelos telefones: 3091-2131 / 3091-2132 / 3091-2133 / 3091-2134 / 3091-2118. A Secretaria de Saúde reforça que estão sendo agendadas, em média, 400 aplicações por dia. Ou seja, devido à alta demanda, pede compreensão e paciência da população.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).