O que era para ser um momento divertido e descontraído tornou-se um momento de dor e tristeza para os idosos que participam do Programa de Ginástica para a Terceira Idade de Gaspar. A aula inaugural, realizada na praça Getúlio Vargas na manhã desta quarta-feira, 2, foi marcada pelo anúncio da saída da professora Ione Maria Gentile, que há seis anos trabalhava com os mais de 250 idosos que integram os dez grupos de ginástica da cidade.
A saída da professora foi anunciada de modo repentino e recebida com repulsa por muitos dos idosos que estavam na praça, que se recusaram a ter aula com a nova professora e deixaram o local sem fazer a prática do exercício. Antônio da Silva, integrante do grupo do bairro Sete de Setembro, conta que ficou decepcionado com a notícia. ?Não tem porque tirarem ela, todos gostam muito da Ione. Eu nem vou mais participar do grupo, vou continuar fazendo exercícios sozinho, fazendo caminhadas, pois não concordo com o que fizeram com a gente?, desabafa.
A integrante do grupo que se reúne na Sociedade Alvorada, Arzelina de Aguiar Wanzuit, não conseguiu esconder a decepção no momento em que soube que Ione não estaria mais com os idosos. ?Eu choeire, todos choraram. Um filme passou pela minha cabeça, pois vivemos muitos momentos divertidos com ela. Ela era como uma filha para mim. Além da ginástica fazíamos viagens juntos, já estávamos planejando conhecer Gramado neste ano. O prefeito desmanchou muitos sonhos ao tirar ela do nosso grupo?, conta.
A mesma opinião tem a moradora do centro, Maria Catarina Trindade, que não sabe mais se vai continuar fazendo parte dos grupos de ginástica. ?Eu já participava da ginástica antes da Ione entrar. Depois que ela começou a fazer parte tudo ficou melhor. Éramos todos muito unidos, ela era nossa professora, amiga, mãe. Todos gostavam muito dela?, afirma.
Ione explica que soube de sua saída no final da tarde de terça-feira, 1º de março, quando a aula inaugural da ginástica na praça já estava inclusive preparada. ?Recebi um comunicado no final do expediente. Eu decidi ir à praça mesmo assim, pois não poderia deixar os idosos sem uma explicação. Estou há quase sete anos ao lado deles, não poderia simplesmente não aparecer?, contou a professora em meio às lágrimas.
O que diz a Administração Pública
Segundo Giana Cristine Wagner, diretora de Desenvolvimento Social, Secretaria à qual está vinculado o programa Ginástica da Terceira Idade, a saída da professora Ione foi motivada unicamente pela necessidade de remanejar o quadro de professores da Secretaria de Educação. ?Ela é concursada na Educação e estava cedida para a FME, que coordenava nosso programa da Terceira Idade. Como eles precisavam dela de volta na Educação atendemos a este pedido e contratamos uma profissional da FME, que é especializada em geriatria?, justifica. Giana garante que as atividades da Ginástica para a Terceira Idade serão mantidas, nos mesmos horários e locais.
edição 1271
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).