Para que o recolhimento do lixo reciclável seja realizado semanalmente pela coleta seletiva de Gaspar, é importante que a comunidade armazene os resíduos em sacos plásticos de até 100 litros, fechados corretamente. Esses sacos devem ser colocados em locais apropriados para a coleta, evitando que se espalhem pela via pública. A orientação é do Samae e tem como objetivo facilitar o trabalho dos coletores, já que o serviço é feito manualmente.
Para uma separação correta, a população deve colocar em um mesmo saco todo o material reciclável seco, como papel, vidro, plástico e metal. Mas, é importante não exceder o limite de peso máximo para facilitar o manuseio e evitar que o saco se rompa. Outra observação importante é a atenção em colocar os sacos com os recicláveis na lixeira apenas no dia em que o caminhão vai passar pelo bairro.
Clique AQUI e confira o dia da coleta seletiva e convencional em cada bairro.
Lixo comum: restos de comida, papel higiênico, guardanapos usados, fraldas, absorventes íntimos, fitas adesivas e tudo o que for considerado ‘rejeito’, que é o tipo de resíduo sólido que não pode ser reciclado ou reaproveitado.
Lixo reciclável: papeis, plásticos, latinhas de ferro e alumínio, caixas de leite e de suco, vidro e tudo o que for considerado material reciclável, ou seja, que pode ser reciclado e reaproveitado.
Observação: para descartar o lixo reciclável de forma correta, é importante higienizar tudo o que é reciclável.
Não jogue no lixo: aparelhos eletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias, óleo de cozinha e pneus. Esses materiais devem ser entregues no Ecoponto de Gaspar, pois, caso descartados incorretamente, esses resíduos podem causar sérios danos ambientais e à saúde da população.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).