Samae inicia hoje a cobrança da tarifa do lixo na área rural - Jornal Cruzeiro do Vale

Samae inicia hoje a cobrança da tarifa do lixo na área rural

24/02/2011

fotopg7abrerecortarocmainhoMD.jpgA partir desta semana todos os moradores de Gaspar vão começar a pagar pela coleta do lixo orgânico. Uma fatura especial foi elaborada pelo Samae e começou a ser entregue nesta quinta-feira, 24, nas residências da área rural, onde o serviço era executado de forma gratuita.

A cobrança, conforme explica Irodete Barbieri da Silva, diretora geral da autarquia, visa diminuir o déficit em que vem operando o serviço de coletado lixo na cidade. ?Estes moradores recebem o serviço de coleta, mas não pagam, pois a cobrança é feita na fatura da água e muitos deles não utilizam a água tratada pelo Samae?, explica.

Ao todo, novos 1.500 contribuintes vão passar a pagar pelo serviço e com a cobrança o Samae espera arrecadar cerca de R$10 mil a mais por mês. ?Tudo vai depender da inadimplência dos contribuintes?, destaca Irodete. Nos bairros onde a frequência de coleta é de uma e duas vezes por semana, a cobrança será feita a cada três meses, e nos locais onde a coleta é feita de três ou seis vezes na semana o consumidor receberá uma fatura mensal.

Os novos pagantes são pessoas como Sergio Prebianca, morador da localidade de Morro Grande, no bairro Arraial. Sergio revela que foi informado de que receberia esta nova fatura e afirma concordar com a tarifa. ?Se todos os outros usuários pagam, por que eu não iria pagar?, afirma o senhor. Para Sergio, o lixo produzido em cada residência é responsabilidade do morador e se o Samae faz o serviço da coleta é justo pagá-lo pelo serviço.

Irodete explica que todos os novos contribuintes foram avisados pelos técnicos do Samae, que foram de casa em casa para fazer o levantamento de quem era beneficiado com o serviço, mas não pagava. ?Foram meses de muito trabalho e conseguimos informar a todos?, destaca.


Apesar de aumentar a arrecadação, a nova tarifa ainda não vai zerar o déficit com que opera a coleta do lixo a cada mês. ?Esta será uma medida, estamos avaliando outras. O que não podemos fazer é ficar utilizando os recursos do tratamento da água para bancar as despesas com o lixo?, justifica a diretora.


? O Samae é o ente público responsável pela prestação dos serviços de coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos domiciliares no município, nos termos do art. 2º, inciso V, da Lei Municipal nº 3.146/2009.  O valor da taxa de coleta dos resíduos sólidos está fixado no Decreto Municipal nº 4.078/2010, e é cobrado conforme o número de passadas mensal pelo caminhão coletor.

 

_____________

23 de fevereiro de 2011

Todos vão ter que pagar pela coleta do lixo

 

Todos os moradores de Gaspar beneficiados com a coleta do lixo terão que pagar pelo serviço. O Samae iniciou nesta semana a entrega das faturas para a cobrança da taxa aos consumidores que tem os serviços disponibilizados, mas não contribuem por não estarem ligados à rede pública de abastecimento de água.

O Samae é o ente público responsável pela prestação dos serviços de  coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos domiciliares no município, nos termos do art. 2º, inciso V, da Lei Municipal nº 3.146/2009.

 O valor da taxa de coleta dos resíduos sólidos está fixado no Decreto Municipal nº 4.078/2010, e é cobrado conforme o número de passadas mensal pelo caminhão coletor.

 Nos bairros onde a frequência de coleta é de uma e duas vezes por semana, a cobrança será feita a cada três meses, e nos locais onde a coleta é feita de três ou seis vezes na semana o consumidor receberá uma fatura mensal.

 

edição 1269

Comentários

João
24/02/2011 22:11
Sou a favor desde que seja descontado do IPTU, pois pelo que sei o IPTU é o imposto que contempla entre outras coisas o serviço de recolhimento lixo.

Pois do contrário, estaremos sujeitos a outras cobranças como de tarifa para a limpeza da rua pública, tarifa para troca de lâmpadas queimadas em postes, tarifa de atuação da guarda de trânsito, tarifa para que o prefeito faça seu expediente e etc.
cecilia werner
24/02/2011 07:08
lixo é e vai ser um problema muito sério no brasil. Precisa-ce muuuita concientisação para minimisar esse proplema. Quando esageramos nas compras de obgetos fajutos que não tem conserto e no dia seguinte já faz parte do lixo estámos colaborando com destruição do planeta que é agredido na estração e do lixão A geração atual não tem mais o abito de consertar seus aparelhos ou qualquer pertence jogar no lixo e comprar novo fica mais facil .Mas o meio ambiente está seriamente agredido com essas atitudes modernas. Reciclagem destino certo para o lixo é uma priolidade urgente. Epero que esta arrecadação serve para concientizar e consertar os erros que está sendo cometido entre os humanos com a natureza
Pedro J.
23/02/2011 21:36
Bom, se vão cobrar de quem até o momento não éra cobrado e é coletado o lixo, isso quer dizer que quem paga através da conta de agua tem direito a uma redução na cobrança, pois nada mais justo que diluir os custos, já que vão aumentar a arrecadação

Vou cobrar do SAMAE um desconto na minha cobrança.
Maria José
23/02/2011 12:52
Esse é governo do PT, o partido dos trabalhadores. Bem se vê....
Em 2012 tem eleição, acorda povo.
Janaina
23/02/2011 11:32
Concordo com o Sr.Aldair...se é um serviço público porque temos de pagar? Pensando em "ajudar" o município...pagamos, porém minha indignação é ter de pagar sempre o o dobro do serviço por morar em uma transversal...Não pedi para a prefeitura abrir aquela rua. Agora todo ano é igual... 2 taxas de lixo.. 2 taxas de iluminação...
e sempre alegam que tenho de pagar pela transversal...Isso não é um absurdo?????
Aldair
23/02/2011 11:08
A coleta de lixo não é um serviço público? É!! Mas mudaram as leis e deram total autonomia para a Samae, para assim poderem cobrar da população a coleta de lixo através da fatura da água, o que, ao meu ver é totalmente ilegal. Porque estão enfiando goela abaixo essa cobrança. O consumidor é OBRIGADO a pagar, ou tem o risco de ter seu fornecimento de água cortado. Só uma pergunta: se eu tenho só o dinheiro para pagar o que gastei de água ( estou sem condições de pagar a coleta de lixo), vocês aceitarão o pagamento sem me prejudicar?
Já vou responder: Claro que não! Porque aqui em Gaspar estamos com sombras da velha didatura, onde não existe bom senso à parcela de gasparenses com pouco poder aquisitivo, só obrigações sem cabimento.
Outra pergunta: Se eu não quiser que o caminhão não recolha meu lixo, optarei por queimar o lixo que produzo, vocês não me cobrarão a taxa de coleta?
Já vou responder: Claro que irão me cobrar, vão alegar que se todos quiserem queimar seu lixo prejudicaria o meio ambiente ( a preocupação deles é com outro ambiente, o do lucro) e que o lixo é responsabilidade do poder público. SE FOR DO PODER PÚBLICO PORQUE ESTÃO COBRANDO DA POPULAÇÃO?
Estou enojado de tudo isso!!!
Pessoal, me dão licença, que vou ao banheiro vomitar...

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.